Cajuzinho

Todo mundo conhece cajuzinho, certo? Pois é, eu também achava….

Na semana do aniversário do Cozinha a gente começa com docinhos de festa! E o escolhido foi o cajuzinho, rei coadjuvante das festinhas da minha infância! Só que assim, eu achava que, igual o brigadeiro, o cajuzinho variava muito pouco de família pra família mantendo uma receita básica parecida com a que a gente sempre fez aqui. Mas que engano viu.

Segundo a Tia Wiki, regiões Norte e Nordeste fazem o doce com a fruta caju mesmo, o que dá um gosto completamente diferente pro do sudeste. Só que segundo a mesma fonte todas essas receitas tem a mesma base do brigadeiro: leite condensado e manteiga.

Aí começa o problema, cajuzinho aqui nunca levou leite condensado! Quando fui procurar receitas pra comparar descobri que a maioria é o que aqui chamamos de docinho de amendoim: leite condensado, manteiga e amendoim. Nada parecido com a nossa receita. Existem algumas receitas sem o leite condensado, mas a maioria não vai ao fogo como a nossa e os ingredientes não são muito parecidos. Bom, mais um motivo pra publicar a nossa então né. As únicas alterações feitas na receita da minha mãe foi que passei as quantidades pra medidas universais.

Comecemos então as comemorações dos 2 anos do Cozinha!
E se alguém souber a origem dessa receita conta aí nos comentários…

Cajuzinho

500g de amendoim torrado e moído
200ml de leite
5 ovos
20 colheres sopa açúcar
8 colheres sopa achocolatado
açúcar cristal e amendoins sem pele pra enrolar

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio mexendo até desgrudar da panela. O ponto é um pouco mais firme que o do brigadeiro. Transfira para um prato e deixe esfriar.
Enrole pequenas porções do doce formando cones, passe no açúcar cristal e finalize com um amendoim sem pele no topo de cada doce.
OU coma de colher que é menos bonito mas muito gostoso também!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar