Creme suíço de manteiga e 2 anos de Cozinha

Hoje é dia de festa pros 2 anos do Cozinha! E festa boa é aquela que tem bolo, certo?

Primeiro preciso dizer que não achei que esse trem fosse durar tanto… Nem atingir tanta gente como tem feito. Então muuito muuito obrigada a todo mundo que passeia por aqui (e nas redes sociais tb) e acaba me motivando a continuar com o projeto. Nós ainda somos uma cozinha pequenina mas os amigos são sempre bem vindos prum café!
Agora vamos falar de coisa boa: receita de bolo!!

Pra esse aniversário resolvi tentar um daqueles bolos bonitões com creme de manteiga que vejo sempre no instagram (segue nóis). Mas ninguém aqui em casa é muito fã de creme de manteiga… Então achei esses cremes suíço e italiano, ou alguma tradução parecida com essa já que inglês os nomes são Swiss Meringue Buttercream e Italian Meringue Buttercream. A grande diferença desses cremes é que além de manteiga e açúcar eles levam claras batidas o que dá uma baita leveza a mais na hora que você come. É um híbrido entre suspiro e creme de manteiga. O de hoje tem o mesmo método do suspiro suíço, claras e açúcar em banho maria, daí o nome. Pros curiosos: o método italiano é claras em neve e calda de açúcar.

Enfim, tudo isso pra contar que sim, fica gostoso e eu me esbaldei, mas que ainda tem um leve gosto de manteiga. Então sem medo de colocar baunilha ou outro saborizante e pode fazer tanto as camadas do recheio quando da cobertura bem finas pra não ficar enjoativo. E que sim, é uma delícia de trabalhar, bem fácil de cobrir o bolo.
Ah sim, e o bolo! Usei uma receita dupla do bolo de baunilha dividida em 3 formas de 13cm pra ficar bem alto! E molhei com bastante xarope de açúcar, pode por na conta meia xícara de açúcar e meia de água que é pra ficar bem molhadinho!


Creme Suíço de manteiga
– original aqui

3 claras
3/4 xícara de açúcar refinado
1 pitada de sal
150g de manteiga sem sal amolecida

Misture as claras com o açúcar e aqueça em banho-maria até atingir 70°.*
Retire do banho-maria, junte o sal e comece a bater, na batedeira é mais fácil mas pode ser manualmente. Bata até esfriar completamente, e a textura mudar para um marshmallow.
Ainda batendo vá acrescentando a manteiga bem aos poucos e continue batendo até incorpore totalmente e mude a textura para um creme firme. Use antes de gelar.

*Pra quem não tem um termômetro: mantenha em banho-maria pelo menos até o açúcar derreter completamente. Pra verificar pegue um pouquinho da mistura e esfregue entre os dedos, quando não sentir mais os grãozinhos do açúcar é porque derreteu. Não posso garantir que o ponto vai ser o mesmo mas a chance é grande.

—————————–
Em 2015: Bolo de chocolate com doce de leite
Em 2014: Bolo de chocolate com café – primeiro post do Cozinha!!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar