Panacota de Leite com calda de café

Panacota de leite com calda de café pra gente garantir um sobremesa deliciosa com pouquíssimos ingredientes e o passo a passo mais fácil que eu já vi!

panacota de leite

Panacota é meu jeito simplificado de escrever panna cotta, uma sobremesa italiana que tem como base leite, açúcar e gelatina. Por aqui (e principalmente em outros países) a panacota trocou o leite por creme e ficou mais cremosa e mais densa. E ganhou acompanhamento de vários tipos diferentes de geleias, cremes ou frutas.

Por aqui já teve panacota antes, feita com leite de coco e servida com doce de abacaxi!

E hoje tem uma versão super leve dessa sobremesa, apenas com os ingredientes tradicionais. Mas pra ficar diferente o acompanhamento é uma calda de café, também super simples. E o que mais me encantou nessa receita foi justamente toda essa simplicidade. São sabores fáceis, são poucos ingredientes, um passo a passo tranquilo de fazer… E o resultado é tão bom que fica difícil acreditar que veio de algo tão bobo quanto leite doce com gelatina!

É claro que eu não tirei essa ideia do nada, ela veio do Savory Simple. O que é irônico já que o nome do site implica em receitas simples mas salgadas… E eu não mudei quase nada na receita. Apenas ajustei a quantidade da calda. Fazendo o quanto o site sugere sobra mais de uma xícara de calda, mesmo depois de servir generosamente todas as panacotas feitas. Então diminui ligeiramente na receita escrita abaixo, apenas pra não ficar sobrando muito coisa na geladeira.

panacota de leite

Panacota de leite com café – original aqui

12g de gelatina em pó sem sabor
5 colheres sopa de água
1L de leite
1/2 xícara de açúcar

Hidrate a gelatina misturando com a água e deixando descansar por 5min. Enquanto isso junte o leite e o açúcar e leve ao fogo baixo até começar a querer ferver e o açúcar derreter. Desligue o fogo e misture algumas colheradas desse leite quente na gelatina para ir dissolvendo aos poucos. Quando já tiver misturado cerca de 1/2 xícara de leite na gelatina e estiver bem homogêneo, transfira essa mistura para a panela e misture bem. Divida entre as taças/tigelas em que for servir e leve para gelar por pelo menos 4h.

1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
30ml de café expresso

Junte o açúcar, a água e o café e leve ao fogo médio até ferver e começar a engrossar. Quando formar uma calda fina desligue o fogo e deixe esfriar. Antes de servir as panacotas cubra cada uma com algumas colheradas da calda de café.

—————————–
Em 2014: Arroz Doce
Em 2015: Brownie com feijão
Em 2016: Xarope de Morangos
Em 2019: Picarones