Iemanjá – o drink

Iemanjá, Senhora das águas dos rios e da maternidade, Protetora de crianças e idosos, mães dos peixes, Padroeira dos pescadores, e festejada no dia 2 de fevereiro.

iemanjá

Iemanjá também virou nome de drink, mas acho bom avisar que não, o drink não é pra virar oferenda pra ela. Drink é desculpa pra beber algo gostoso, desculpa pra falar dela, e motivo pra fazer receita com ingredientes daqui em vez de sabores estrangeiros.

Se você tá atrás do que ofertar pra ela, minha sugestão é canjica branca, espumante e flores brancas.

Voltando ao drink. Eu encontrei essa receita lá em 2016 (essa atualização tá sendo escrita em 2024) no site Meu Drink. Junto da receita não tinha muita explicação do motivo do nome, mas eu gostei da combinação e ele acabou virando post por aqui. A mistura de suco de abacaxi com água de coco grita praia brasileira, e a cachaça deixa tudo com mais ainda com a nossa cara.

iemanjá

Eu já tentei fazer igual a versão original, mas gostei mais dobrando a quantidade de abacaxi. Também já testei com vodka no lugar da cachaça, mas acho que fica um pouco simples demais. A cachaça dá uma personalidade maior pro drink. E falando nela, acho melhor uma branquinha que uma envelhecida, justamente pra manter o frescor do coquetel.

Pensando nisso, a minha versão favorita é com suco e água de coco frescos. A água de coco de caixinha eu até não acho tão ruim. Mas o suco de abacaxi fresco é muito mais gostoso que o industrializado. E pra fazer o suco eu só processei umas fatias de abacaxi, puras mesmo, e coei.

Dito isso, eu ainda acredito que feito é melhor que perfeito. E se um abacaxi fresco não rola por aí, vamos de suco de caixinha/garrafa mesmo. A gente faz o que dá, certo? Falando em fazer o que dá, as vezes o abacaxi tá ácido demais. E nessas horas eu adiciono um teco de xarope. Normalmente eu uso xarope simples (apenas água e açúcar fervidos juntos); mas dessa vez eu tinha xarope de abacaxi na geladeira e adorei o resultado!

Pra fazer o xarope de abacaxi eu preparei o chá de casca de abacaxi, sem adoçar nada. E depois fervi partes iguais do chá e de açúcar, apenas pra dissolver. Esse xarope dura bem umas duas semanas na geladeira.

iemanjá

Iemanjá

Ingredientes
  

  • 1 dose água de coco
  • 2 doses suco de abacaxi
  • 1/3 dose xarope de abacaxi opcional
  • 1 dose cachaça
  • gelo

Instruções
 

  • Em uma coqueteleira junte todos os ingredientes com algumas pedras de gelo.
    Bata por 1 min.
    Coe em uma taça rasa e sirva assim que a espuma subir para o topo da taça.

———————————-
Em 2014: Pankoks
Em 2015: Soda Bread

Salvar