Bolo de amêndoas com chocolate

Bolo de amêndoas, com chocolate, sem glúten. É pra todo mundo amar né?

bolo-de-amendoas-cozinharoman-pt2

Não sou intolerante, ou alérgica, nem estou tentando reduzir meu consumo de glúten e ainda assim esse bolo é uma ótima ideia! A farinha de trigo é substituída pela de  amêndoas e isso traz um gosto suave pro bolo, além de dar uma textura mais úmida, quase que de torta ou pudim.

Por aqui não é fácil encontrar a farinha de amêndoas, mas isso é facilmente resolvido: basta bater um monte de amêndoas no liquidificador ou processador e pronto. Fora isso a única outra variável da receita é a quantidade de água. Eu usei 2 colheres mas pode ser preciso mais ou menos dependendo do seu chocolate em pó.

Por último, abaixo tem apenas metade da receita original, o que rendeu um bolo baixo de 20cm. Por conta da estrutura do bolo é possível fazer o dobro do anotado abaixo (ou uma receita original inteira), mas acho que não dá pra aumentar mais do que isso, correndo o risco do bolo colapsar. Se for fazer bolo pra muita gente, já que ele é uma ótima sobremesa, faça em 2 formas separadas.
bolo-de-amendoas-cozinharoman-pt

Um P.S. sobre a origem da receita. No meu caderninho fala que esse bolo veio do blog do Chocolatria, mas não acho link para a original. Se alguém tiver o link eu agradeço! 😉

Bolo de Amêndoas com chocolate 

110g de manteiga sem sal pommade
1/2 xícara de açúcar refinado
3 ovos grandes
3 1/2 colheres sopa de chocolate em pó
100g de amêndoas – ou 1 1/2 xícara de farinha de amêndoas
1/4 colher chá de sal
cerca de 2 colheres chá de água

Se tiver amêndoas inteiras no lugar da farinha é só bater no liquidificador, de pouco em pouco, e passar por uma peneira para garantir que a farinha fique fina.
Unte uma forma de 20cm de diâmetro  e polvilhe com chocolate em pó (ou cacau se preferir) e aqueça o forno a 180°.

Separe as claras e reserve em uma vasilha junto do sal. Misture o chocolate com a água até formar uma pasta, use menos ou mais água conforme o necessário.
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e bem claro. Ainda batendo vá adicionando as gemas uma a uma. Acrescente a pasta de chocolate e bata até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de amêndoas e misture com uma espátula até incorporar totalmente.

Bata as claras em neve e adicione essas claras à massa, misturando delicadamente, até que a massa fique homogênea novamente. Transfira para a forma preparada e leve para assar por cerca de 40min.

——————————-
Em 2014: Suco de abacaxi com capim limão

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar