Picolé de baunilha, com casquinha de chocolate

Um picolé de baunilha, bem cremoso, coberto por uma casquinha de chocolate e alguns confeito coloridos pra deixar tudo mais fofo. A melhor parte? É uma receita bem fácil de fazer, daquelas que a gente conhece bem: creme de confeiteiro.
picolé de baunilha com casquinha de chocolate

Também conhecido como creme pâtisserie, o creme do creme espumante, vanilla custard, e mais um monte de nomes e pequenas variações. Esse creme de baunilha tem como base leite e açúcar e é engrossado com gemas e farinha. Também tem gente que usa amido de milho, e/ou ovo inteiros. Tem quem coloque leite condensado. A ideia é que você use o creme que você tem costume de fazer.

Não tem costume de fazer esse tipo de creme? A receita tá ali embaixo e ele é bem simples. Creme pronto é colocar na forma de picolé e esperar. Mas sabe a minha parte favorita de verdade? A casquinha de chocolate.

Eu adoro casquinhas de chocolate, mas morro de preguiça de temperar chocolate (e me recuso a usar cobertura de gordura hidrogenada). Mas nesse caso, o picolé vai ficar no congelador! Ou ser consumido de uma vez. Então não precisa temperar nada! É derreter o chocolate e usar!
picolé de baunilha com casquinha de chocolate

Dica extra: quer fazer um picolé de chocolate no lugar de baunilha? Adicione umas 2 colheres de chocolate em pó (ou cacau conforme seu gosto) ao creme, logo antes de levar ao fogo, e pronto!

Picolé de baunilha

2 gemas
6 colheres sopa de farinha de trigo
8 colheres de açúcar
250ml de leite
2 colheres chá de baunilha
chocolate e confeitos pra casquinha

Misture as gemas, o açúcar e a farinha. Acrescente o leite e misture até dissolver tudo e junte a baunilha. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que cozinhe e forme um creme. Transfira o creme para as formas de picolé e leve pra congelar.

(se a sua forma não tem “palitos” encaixáveis e você for usar palitos avulsos: não precisa esperar começar a congelar pra colocar os palitos porque esse creme é bem denso)

Picolés prontos é só tirar da forma e cobrir com chocolate. Eu usei uma mistura de 1 parte de chocolate ao leite para 1/2 parte de chocolate branco. Ele serve pra afinar o chocolate ao leite e facilitar um pouco na hora de cobrir o picolé. Cubra os picolés com o chocolate e complete com mini confeitos coloridos na ponta.

*como o picolés ficam no congelador sempre não precisa preocupar em temperar o chocolate.

——————————
Em 2016: Picolé de manga com coco

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar