Sorvete de Pina Colada, abacaxi com coco com rum

Sorvete de Pina Colada, é coco com abacaxi (amamos!) com rum (amamos também!) feito pra tomar na casquinha ou amontoar um monte num potão!
sorvete de pina colada na casquinha

Vamos as principais vantagens do sorvete caseiro, mesmo que você não tenha sorveteira:

– você sabe tudo que tem ali dentro. Isso quer dizer um sorvete de pina colada, ou qualquer outro sabor, sem acidulantes, conservantes, aromatizantes e por aí vai. Se qualquer desses ingredientes entrarem na receita é porque você quis. Com ou sem dieta, saber tudo quanto é ingrediente que vai na comida é sempre uma boa ideia, e quanto menos nomes complicados nessa lista melhor ainda!

– você pode inventar como quiser! Troque sabores, acrescente algum tempero, pedacinho de chocolate, hortelã, algum licor… O que a imaginação mandar e pronto, seu sorvete ficou único!

Essa receita sofreu muitas alterações desde a original até a que aparece aqui, inclusive no nome; Sorvete de Pina Colada é ideia minha, a original chama sorvete de coco com abacaxi.

O abacaxi em lata virou in natura já que por aqui só encontramos abacaxi em calda. O creme de coco, que não encontramos por aqui também, virou um leite de coco caseiro mega concentrado, quase um creme mesmo. Leite de coco em pó? Tirei. O leite em pó continua que ajuda a dar mais sustância pra massa. Aliás já fica a primeira dica: tem leite em pó sem lactose? Então pronto, sorvete sem lactose pra quem não pode!

Podia ter mais rum? Podia. Com apenas duas colheres o sabor não aparece, e ele contribui só com a textura. Então já fica a segunda dica: o sorvete é só pra adultos? Pode dobrar a quantidade de rum; com 4 colheres ele vai ficar mais cremoso e com sabor de drink!

Última dica porque o post já tá longo: não caia na preguiça de usar leite de coco de garrafinha. Ele é muito ralo e você teria que ficar cozinhando ele toda vida pra reduzir e conseguir a textura. Pelo trabalho vale mais a pena fazer o leite/creme em casa mesmo. E já que deixou a preguiça de lado, ignora o coco ralado de pacotinho também vai… O coco fresco dá muuuito mais sabor e com um martelo fica facinho de abrir. Sério gente, eu não tinha ideia o quão mais fácil é quebrar o coco com um martelo. Segura ele bem firme e capricha na mira e pronto!
sorvete de pina colada na casquinha

Sorvete de Pina Colada – original aqui

2 1/2 xícaras de abacaxi em cubos
3 xícaras de coco ralado
1 1/2 xícara de água quente
1/2 xícara de açúcar
4 colheres sopa de leite em pó
2 gemas grandes
1 colher chá de essência de baunilha
2 colheres sopa de rum

Leve o abacaxi para uma panela em fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 10min. Reserve. Bata o coco com a água e filtre em um pano (ou coador). Reserve também.

Em uma panela junte o açúcar, o leite em pó e metade do leite de coco e esquente; enquanto isso bata as gemas até formarem um creme claro. Tempere esse creme com a mistura quente, bem aos poucos pra não cozinhar. Volte essa mistura ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, até que comece a engrossar. Retire do fogo e junte o restante do leite de coco e a baunilha e misture bem. Bata essa mistura com o abacaxi e rum no liquidificador até ficar homogêneo.

Leve ao congelador até começar a congelar e então bata na batedeira ou no processador até ficar homogêneo. Volte ao congelador até congelar completamente e então bata novamente. Siga com essa rotina até ficar cremoso.

PS1: Se você tiver uma sorveteira é bater no liquidificador e ir direto pra sorveteira.

PS2: Para fazer as casquinhas eu derreti um pouco de chocolate branco, passei na borda e cobri com coco ralado bem fininho. Você ainda pode trocar ambos pra algo que contraste com o sorvete caso prefira.

——————————

Em 2015: Pepilancia Twist

Salvar

Salvar

Salvar