Torta de Coco e Abacaxi em miniatura

Coco e abacaxi dessa vez como recheio e cobertura de uma mini torta bem facinha de fazer e que não precisa de muitos ingredientes.

torta de coco e abacaxi

Tenho gostado muito dessas mini tortas… Somos uma família pequena e eu tô sempre cozinhando alguma coisa nova, então aquela torta grandona de filme não costuma ser muito viável pro nosso dia a dia. As tortinhas acabam sendo uma boa solução pra casos como os nossos. E também acho que são pra famílias menores ainda ou quem vive só e gosta de cozinhar.

E essa torta ainda tem uma das minhas combinações favoritas: coco e abacaxi! Aqui já tivemos panacota, biscoito, sorvete, pavê… Tava mesmo faltando uma torta. Mas como sempre eu tentei manter a receita simples e com poucos ingredientes, sem nada que fosse difícil de encontrar ou substituir.

torta de coco e abacaxi

Assim, quem preferir outro tipo de massa pode trocar por qualquer receita de base de torta que dê pra uma forma de 20cm. O creme é uma adaptação bem simples da base do creme de confeiteiro; então dá pra fazer versão vegana trocando o leite e omitindo a gema, dá pra fazer com farinha, com leite condensado, e por aí vai. Sendo um creme de coco a ideia da torta ainda tá presente. O que eu acho meio difícil de trocar é o abacaxi caramelado. Mas, se você só tiver abacaxi em calda dá pra fazer com ele! É só pescar os pedaços da calda e levar direto pra frigideira.

torta de coco e abacaxi

Torta de Coco e Abacaxi

60g de manteiga gelada
1/4 xícara de açúcar refinado
1 gema
3/4 xícara de farinha de trigo
1-4 colheres sopa de água gelada

Junte a farinha e o açúcar com a manteiga picada grosseiramente e misture com um garfo até formar uma farofa. Adicione a gema e comece a apertar para formar uma massa coesa. Caso ela não se forme comece a adicionar a água um pouquinho de cada vez. Assim que conseguir formar a massa pare de adicionar a água.

Espalhe a massa sobre uma forma redonda de 20cm cobrindo o fundo e as laterais. Fure tudo com um garfo e leve para o congelador por 1h no mínimo. Então leve diretamente pro forno, já aquecido a 200C, até ela dourar. Espere esfriar antes de rechear.

2 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 xícara de coco ralado
2 colheres sopa de amido de milho
1 gema

Misture o amido de milho com o açúcar e o coco. Adicione a gema e vá adicionando o leite aos poucos e misturando. Quando todos os ingredientes estiverem incorporados leve ao fogo baixo e mexa constantemente até cozinhar e formar um creme. Quando tiver reduzido e engrossado desligue o fogo e mexa vigorosamente com um fouet por alguns minutos, até parar de sair vapor do creme. Cubra a massa assada com o creme eleve para a geladeira por 1h ou até o momento de servir.

2 xícaras de abacaxi em cubos
1/4 xícara de açúcar

Eu piquei o abacaxi em fatias grossas, retirei o miolo e piquei cada fatia em 4 e/ou 8 pedaços; mas você pode picar do jeito que preferir. Misture o açúcar com os pedaços de abacaxi até que eles estejam cobertos. Então espalhe sobre uma frigideira grande e leve ao fogo médio até que doure e caramelize. Nesse meio tempo vá virando os pedaços para que eles caramelizem por igual. Retire direto da frigideira para o topo da torta, ajeite como preferir e volta para a geladeira por cerca de 30min apenas para o abacaxi esfriar e sirva em seguida.

——————————-
Em 2015: Brownie de Caneca
Em 2016: Mojito de Cerveja
Em 2019: Bolo Invertido de Abacaxi