Cantuccini de amêndoas, ou biscoito de vó italiana

Cantuccini de amêndoas, assim mesmo sem o s no final porque é em italiano, é nada mais que um biscoito de vó. Só que a vó é lá da Itália…
cantuccini de amêndoa

Pra ser mais exata, cantuccini são uma forma de biscotti, e biscotti é a expressão para massa que vai ao forno duas vezes. Basicamente você faz uma massa, assa até ela parecer um pão, tira do forno e fatia, e então volta ao forno até parecer um biscoito.

Repararam que biscoito deriva de biscotti? O mesmo vale pro espanhol e francês e inglês (biscuit)

Os cantuccini em específico são da região da toscana, mais especificamente ainda de uma cidade chamada Prato. E são bem típicos de lá, igual as rosquinhas de sal amoníaco são típicas daqui de Minas. Ou seja, uma receita comum nas casas, feita pela família mesmo, pra comer junto do café. Aliás, o jeito mais comum de comer cantuccini é molhando no café, ou em algum vinho licoroso. No entanto, aqui no Brasil eles ganharam ares chiques de coisa europeia difícil de ser feita e cara pra comprar.
cantuccini de amêndoa

Mas tudo isso mudou depois de mais um curso do eduk! E não, eles não me patrocinam… Mas é que eu já vi muitos cursos de lá, e sempre com um caderninho do lado anotando todas as receitas. Esse curso em específico era com o Tom Abrahão, e teve vários tipos de rosquinhas e biscoitos (ou bolachas dependendo de onde você mora).

Eu acabei não mudando nada na receita, já que morro de medo de mexer em massa de biscoito e o trem desandar. Apenas mudei as medidas pra xícaras e colheres, pra facilitar a vida, e fiz meia receita. As quantidades que fiz são as que estão na receita abaixo e, apesar de biscoito durar bem, acho que já dá uma quantidade razoável pra uma família pequena como a minha. Minha única sugestão de mudança? Corte as amêndoas ao meio. Elas realmente ficam lindas inteiras, mas fica muito mais fácil modelar a massa e partir depois com elas já picadas…
cantuccini de amêndoa

Cantuccini de Amêndoas

2 xícaras de farinha de trigo
60g de manteiga pommade
90g de amêndoas
1/2 xícara de açúcar refinado
2 ovos
raspas de meio limão
1/8 colher chá de fermento em pó
1 gema e açúcar cristal para cobrir

Esquente as amêndoas em uma frigideira no fogo médio. Não precisa torrar, é só aquecer pra liberar todos os aromas possíveis. Deixe elas de lado, esfriando, enquanto prepara a massa.

Junte os ingredientes secos e misture. Acrescente os demais ingredientes e amasse tudo junto até formar uma massa. Junte as amêndoas e misture o melhor que puder.  Forme rolinhos de massa, com cerca de 3cm de espessura. Na minha assadeira deu pra fazer dois rolinhos, não importa a quantidade, distribua de acordo com a sua assadeira.

Pincele uma gema batida e cubra com açúcar cristal. Leve ao forno aquecido a 180° até que asse, vai ficar parecendo um pãozinho. No meu caso foram 20min, mas esse tempo varia. Deixe esfriar 2 minutos pra não queimar a mão e então fatie com a faca na diagonal ou reta. Vire cada pedacinho com a parte partida pra cima e então volte ao forno até que sequem. Pra ter certeza é só olhar o fundo, que vai estar dourado. E espere esfriar antes de guardar na lata.

Salvar

Salvar

Salvar