Tortinhas de chocolate com doce de leite

Tortinhas de chocolate com doce de leite e um granulado por cima pra completar! E é bem mais fácil de fazer do que parece….
tortinhas de chocolate com doce de leite

A ideia era só fazer um biscoitinho de chocolate pra deixar dando bobeira na lata ali na mesa da cozinha… Daí lembrei da massa sablé, que pode ser base de torta mas que vira um biscoito ótimo, e resolvi adaptar a receita. E fiquei com torta na cabeça… O resultado acabou sendo uma massa sablé de chocolate que vira sim um biscoito simples ótimo, mas que também é base de torta. Pra deixar fofo: tortinhas, feitas em forminha de empada. E pra deixar mais fofo ainda: em forma de flor!

Tá com toda a animação pra cortar a massa em formato de flor, transferir pra forminha, assar e rechear? Ótimo! A receita tá ali embaixo, rende cerca de 30 tortinhas e fica linda enfeitando a mesa. Tá com preguiça de fazer isso tudo, mas ainda assim quer especificamente tortinhas de chocolate com doce de leite? Pegue pequenas porções da massa e forre cada forminha e asse, o resultado serão tortinhas mais simples mas ainda assim gostosas e bonitas. Tá com muita preguiça mas quer um belisquete? Enrole a massa num cilindro e congele, fatie e asse. O resultado serão biscoitos de chocolate simples e gostosos!
tortinhas de chocolate com doce de leite

E como sempre: o recheio de doce de leite é só uma opção! Vale brigadeiro, docinhos em geral, nutella, creme de confeiteiro, geleia, mousse…. Vamos combinar que chocolate combina com praticamente qualquer recheio né?

Massa Sablé de chocolate

3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de chocolate em pó 50% *
1/4 xícara de açúcar refinado *
1 gema
75g de manteiga pommade
1/2 colher chá de café instantâneo – opcional

* Se for usar cacau no lugar do chocolate mude as medidas para 2 colheres sopa de cacau e 6 colheres sopa de açúcar

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Adicione a gema e o café e bata novamente até ficar homogêneo. Adicione o chocolate e a farinha e vá amassando até formar uma massa lisa e coesa. Não sove, apenas amasse. Enrole em filme plástico e deixe na geladeira por 4h ou no congelador por 1h mais ou menos.

Para biscoitos comuns: Em uma superfície enfarinhada abra a massa, com um rolo, e corte os biscoitos como quiser. Transfira para uma assadeira e leve para o congelador por mais 30min, ou geladeira por mais 2h. Asse em forno aquecido a 200C por cerca de 15minutos, até que o fundo doure. Espere esfriar antes de retirar a assadeira.

tortinhas de chocolate com doce de leite

Tortinhas de chocolate com doce de leite

Massa sablé de chocolate
doce de leite cremoso
creme de leite – fresco ou sem soro
confeitos a escolha
forminhas de empada
cortador de flor pouco maior que a forminha escolhida

Corte os biscoitos em forma de flor e coloque cada um em uma forminha de empada. Asse normalmente e deixe esfriar completamente antes de retirar das forminhas. Misture o doce de leite com o creme de leite aos poucos. Vá provando o sabor e a textura até gostar do resultado. Se estiver usando o creme fresco cuidado na hora de misturar para não bater demais e virar manteiga. Recheie os biscoitos que forem ser consumidos na hora e finalize com o confeito. Se for guardar deixe pra rechear na hora que for comer, ou a massa perde a crocância.

Animou horrores e quer até fazer o próprio doce de leite? Tem receita aqui!

Salvar

Salvar

Salvar