Gin Fizz, ou um jeito chique de chamar refri com gin

Gin Fizz é um drink simples, fácil (de fazer e degustar) e beeeem levinho. Bom pra quem quer algo refrescante e suave!

gin fizz

Os drinks tipo fizz são bem antigos e variados; isso porque Fizz quer dizer drink com borbulhas, normalmente graças a água com gás ou um refrigerante neutro. Talvez o Gin Fizz seja o mais antigo e mais tradicional desses drinks, e por isso tem algumas variações tanto na apresentação quanto no jeito de fazer.

Embora a base seja sempre a mesma (gin, limão, doce, borbulha) tem quem prefira usar açúcar e quem prefira xarope; alguns usam água com gás, enquanto outros escolhem soda limonada… Detalhes que vão deixar cada drink com a cara de quem fez. Por aqui escolhi seguir a receita do IBA (chefão dos bartender por assim dizer) e usei xarope e soda. Pra quem não tiver xarope, vale trocar por açúcar? Vale! Só mais cuidado na hora de bater, pra garantir que vai derreter bem o açúcar. E quem não bebe refrigerante nem por decreto pode usar a água com gás sim; vai ter menos borbulhas mas vai funcionar.

E pra quem tá se perguntando se esse drink não é muito parecido com o Tom Collins… Sim ele é! Na verdade eles são drinks irmãos. Os dois tem os mesmos ingredientes, mudando apenas a proporção. Com isso o Tom Collins é mais ácido e mais suave que o Gin Fizz.

E em teoria tinha que ser feito com um tipo específico de Gin, mas isso não é lá muito respeitado… Ainda mais pra quem tá fazendo o drink em casa, não profissionalmente….

E por fim, na receita as medidas estão em partes. Isso porque você pode usar colheres de sopa, de chá, de vó, doses ou xícaras pra fazer seu drink. Para copos baixos como o da foto as medidas foram em colheres de sopa (tipo padrão)

Gin Fizz – original aqui

4 1/ partes de gin
1 parte de xarope simples
3 partes de limão
soda limão pra completar

Em uma coqueteleira, cheia de gelo, junte o gin, o xarope e o limão e bata até ficar bem gelado. Sirva em um copo baixo com uma rodela de limão e complete com  soa limonada.

—————————–
Em 2014: Frango na crosta de Ervas