Torta de Tangerina, ou mexerica, ou bergamota…

Torta de tangerina, que é sim uma delícia mas que meu coração continua chamando de torta de mexerica. E que você pode chamar de bergamota, ou mandarina, ou sei lá….
torta de tangerina

Essa receita é sem complicação e sem grandes mudanças a partir da original. A ideia era só diminuir para meia receita e trocar a cobertura; é que no Cozinhadalbo a cobertura é de chocolate, e eu queria aquele suspiro bem leve. Acabou que mexi um pouco nas proporções de raspas e ignorei o banho-maria do recheio.

O resultado dessa torta de tangerina é uma massa que parece biscoito com sabor suave de mexerica (tangerina?), um recheio cremoso que me lembrou um curd na textura mas é mexerica pura no sabor… E claro, a cobertura mega leve se merengue suíço! E nessa hora dá pra personalizar ainda mais sua torta! Eu deixei o merengue simples, mas você pode usar um maçarico pra dar só uma chamuscada. Ou levar, rapidamente, ao forno bem quente pra assar esse suspirão.

Também dá pra dobrar a receita da cobertura e fazer aquele merengue bem alto no meio da torta

Algumas dicas finais: minhas mexericas (mandarinas?) eram do tipo candogueira, que tem gente que chama de carioca. Isso quer dizer, bem doces e com sabor bem acentuado. Se for usar alguma de sabor mais suave, tipo pokan, aumente as raspas. E se elas, independente do tipo, estiverem azedas aumente o açúcar da massa pra 6 colheres, e do recheio para 8.
torta de tangerina

Torta de Tangerina – original aqui

Massa:
60g de manteiga
4 colheres sopa de açúcar
1 gema
3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de raspas de tangerina

Misture a farinha com o açúcar e a manteiga até ficar parecendo uma areia grossa. Junte a gema e as raspas e amasse até conseguir uma bola de massa. Abra a massa e forre uma forma de cerca de 20cm; fure a massa, tanto no fundo quanto as laterais e leve ao congelador por cerca de 30min. Em seguida leve ao forno, aquecido a 200°. Enquanto isso prepare o recheio.

Recheio:
2 colheres chá de amido de milho
6 colheres sopa de açúcar
2 ovos
1 colher sopa de raspas de tangerina
60ml de suco de tangerina

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a engrossar. Quando parecer um mingau mole tire do fogo, despeje sobre a massa e volte ao forno. Deixe assar até o recheio ficar com a consistência de um pudim. Retire do forno e leve para a geladeira.

Cobertura:
2 claras
4 colheres sopa de açúcar refinado

Misture os dois e leve ao banho-maria até o açúcar dissolver. Bata até montar um merengue firme. Cubra a torta e leve para a geladeira por pelo menos 20min. Sirva em seguida. Se quiser também pode dourar esse merengue com um maçarico.
torta de tangerina

—————————–

Em 2015: Screwdriver