Bolo temperado de rum, e tchau inverno!

Bolo temperado de rum que também pode ser apenas bolo temperado ou só bolo de rum com canela… Ou a variação que você quiser!
bolo temperado de rum

É verdade que o rum faz diferença no sabor? É. É verdade que o álcool evapora no forno e só sobra o sabor da bebida? É. Mas se você não gosta de bebida de jeito nenhum, ou não tá afim de comprar uma garrafa só pra fazer esse bolo, tem solução! Dá pra fazer um bolo só temperado e ignorar a parte do goró na massa. Não vai ficar a mesma coisa mas continuar gostoso. Também dá pra alterar a bebida. Não tem rum vai o que tiver no bar. De novo: o bolo vai sair diferente? Vai, mas vai continuar gostoso e você terá sua versão exclusiva.

E falando em versão exclusiva, o mesmo vale pros temperos! O original é um all spice cake, o que quer dizer não só um punhado de especiarias, como uma que é feita de vários temperos juntos. Não tenho all spice, mas sei do que é feito e dei uma adaptada pra ficar parecido. Quem não tem cravo ou gengibre em pó, pode ferver um pedacinho de cada um no leite e deixar esfriar antes de usar. Não tem ideia de onde arranjar páprica doce? Ignora ela! Seu bolo vai continuar fofinho e perfumado.

O mesmo vale pra quem não é fã de canela. Melhor bolo temperado de rum sem a canela que você sem bolo né?
bolo temperado de rum

Tirando todas essas modificações possíveis, a receita parece enorme mas é bem simples. E o resultado é um bolão! Pra quem tiver na dúvida do tamanho da forma, essa massa cabe com folga em uma forma de 12 xícaras, e é a conta pra uma forma de 10 xícaras. Maior ou menor que isso pode não dar um resultado tão bom.

E pra terminar esse post enorme com duas dicas que são sempre boas de relembrar. Se sua forma de fundo falso não veda muito bem é só forrar por fora com papel alumínio. Tomando cuidado pra não ficar nenhum espaço descoberto, vai ficar tudo bem. E pra quem não tiver memória igual eu, ou resolveu fazer o bolo e só tem manteiga gelada: use o ralador! Rale a manteiga no ralo grosso e bata ela sozinha um pouco antes de acrescentar o açúcar.

Bolo temperado de rum – original aqui

2 1/3 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1 colher chá de sal
1 1/2 colher chá de canela
1 colher chá de gengibre em pó
1/2 colher chá de cravo em pó
1/4 colher chá de noz moscada
1/4 colher chá de páprica doce
100g de manteiga pommade
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar cristal
2 ovos
2 colheres chá de baunilha
1 1/4 xícara de leite
1 1/2 colher chá de limão – ou vinagre
2 colheres sopa de rum

Misture o leite com o limão e deixe descansando por pelo menos 20min.
Misture todos os ingredientes secos, exceto os açúcares, e reserve.
Bata a manteiga com os açúcares até conseguir um creme fofo. Ainda batendo vá adicionando a mistura seca e o leite azedo, alternando um pouco de cada um de cada vez. Quando tudo estiver misturado e homogêneo, acrescente o rum.
Asse em forno aquecido a 200 e em um forma untada e enfarinhada. Espere esfriar antes de desenformar.
bolo temperado de rum

—————————–
Em 2014: Doce de laranja