Screwdriver ou o drink chave de fenda…

Screwdriver, um dos drinks mais fáceis de fazer e talvez também aquele que tem o nome mais estranho de todos.

screwdriver

Screwdriver quer dizer chave-de-fenda em inglês, e a lenda diz que foram mecânicos americanos que inventaram esse drink. O nome viria do fato de eles usarem suas chaves-de-fenda para mexerem o drink. Pra mim essa história tem cara de balela, mas como não sou entendida em invenção de drinks fica aí a historinha pra contar quando for servir o seu!

Atualização: em 2021 refiz esse drink pra fazer fotos novas e achei bom vir aqui contar mais algumas coisas. A proporção original é de 50ml de vodka pra 100ml de suco de laranja, mas eu ainda acredito que o drink é seu e você faz como quiser. Eu quis essa proporção abaixo que tem um pouquinho mais de laranja do que a original. Outro detalhe do screwdriver é a falta de adoçante. Isso pode resultar num drink meio problemático se as laranjas estiverem muito ácidas, então eu gosto de provar o suco primeiro e, se for o caso, adicionar um pouco de xarope simples ou açúcar refinado. Quanto ao nome e a origem: ele continua sendo um mistério, mas me parece fazer perfeito sentido que alguém sinta vontade de colocar a birita que tiver no suco de frutas que tiver. Eu pelo menos gosto muito dessa ideia…

Screwdriver

1 xícara de suco de laranja
2 doses de vodka
gelo a vontade

O suco de laranja pode ser coado ou não, mas se for coar só vale medir depois certo?
Junte o suco de laranja com a vodka e todo o gelo que você quiser. Misture rapidamente e sirva em seguida. Dá pra fazer uma jarra inteira e ir servindo aos poucos também, mas nesse caso mantenha o gelo nos copos e não na jarra.

Dica: prove o suco de laranja antes pra ver se você acha que precisa de adoçar. A ideia não é ser um drink muito doce, então apenas se as laranjas estiverem muito ácidas isso deve ser necessário. Mas é claro, adoçar ou não varia conforme o seu gosto.

Salvar