Cupcakes natalinos e como é fácil fazer!

Cupcakes natalinos, ou como transformar uma receita simples em presente, enfeite, firula festiva, com poucos ingredientes!
cupcakes natalinos

Essas arvorezinhas de chocolate já tinham aparecido no Pinterest algumas vezes, principalmente formando os tais cupcakes natalinos. Mas demorou um tempo até eu finalmente me animar. A verdade é que eu sou meio (muito) desastrada pra lidar com chocolate… Então o medo de cobrir até o teto da cozinha com chocolate e não conseguir uma árvore bonitinha era real. Mas na verdade elas são bem fáceis de fazer e com alguns truque ficam mais fáceis ainda!

O primeiro deles é misturar o rum no chocolate. A verdade é que pode ser qualquer bebida forte (rum, vodka, gin, pinga…), mas é bom evitar as coloridas quando usar chocolate branco. A bebida vai “estragar” o chocolate, transformando ele numa pasta muito mais fácil de trabalhar! Esse truque veio da Janaína Barzanelli e já apareceu em um especial de páscoa.

Isso não torna a temperagem desnecessária, então veja como temperar seu chocolate aqui.

O outro truque é bem bobo, mas acaba ajudando. Se você reparar no vídeo, o papel manteiga que usei tem marcas de dobras. Isso ajuda a fazer árvores mais uniformes já que é só seguir a dobra como molde. É claro que isso é dispensável se você prefere árvores únicas, ou não fica lelé da cuca se elas não forem uniformes. (eu fico)
cupcakes natalinos

Acabou que o que me deu mais trabalho foi a parte mais simples: o glacê. Fiz um pouco mais mole do que precisava e ele acabou escorrendo. Então lembra, melhor colocar o suco, ou o que for, de pouco em pouco pra evitar essa encheção. Ou você pode trocar por uma cobertura mais rica! O creme de queijo com chocolate branco funciona super bem com a massa de bolo que usei. Que por sinal é o bolo de melado e gengibre que foi ao ar essa semana…

Últimos detalhes? O coco pode ser ralado em qualquer gramatura, então se quiser ralado grosso não tem problema. E coco fresco sempre fica mais gostoso, mas o de pacote funciona super bem. Lembrem que o corante tem que ser próprio pra chocolate pra não engruvinhar tudo. E o palito que vira tronco vocês perceberam qual é? Eu não lembro o nome mas é aquele chips de pretzel. Pode ser qualquer outra coisa, inclusive um palitinho de chocolate mesmo. A escolha é de cada um!

Cupcakes Natalinos

Seus cupcakes favoritos – eu usei essa receita
açúcar de confeiteiro
suco de laranja – ou água
coco ralado
Pretzels compridos
chocolate branco
corante verde
rum – ou qualquer bebida forte
confeitos variados

Comece montando as árvores. Derreta o chocolate branco, tempere e misture com o corante até conseguir um verde que você goste. Cubra metade de cada pretzel com o chocolate colorido e deixe secando sobre uma folha de papel manteiga. Lembre de deixar um espaço bom entre eles. Vá adicionando o rum ao chocolate, bem bem bem aos poucos, e misturando até o chocolate virar uma pasta. Não precisa ser firme demais, e se passar do ponto é só adicionar mais chocolate derretido. Transfira o chocolate para um saco de confeiteiro com um bico simples (ou uma sacola com a pontinha cortada). Com um movimento de vai e vem faça um triangulo sobre cada pretzel, formando as árvores. Enfeite com os confeitos escolhidos e leve para a geladeira.

Faça um glacê misturando o açúcar de confeiteiro com o suco. Cuidado pra não ficar mole demais… Eu não tive esse cuidado e foi um saco pra arrumar. Cubra os cupcakes, já assados e frios, com esse glacê e finalize com o coco ralado. Espete uma árvore de chocolate em cada cupcake na hora de servir e pronto!

Deixe uma resposta