Guirlanda de pão pra ceia de natal

Guirlanda de pão, com cobertura de falso pesto e calabresa pra enfeitar a mesa e ainda servir de petisco enquanto a ceia não chega!
guirlanda de pão

Quer coisa melhor que um enfeite de mesa que dá pra gente comer? Essa guirlanda de pão é praticamente isso. Com um prato bonito por baixo, e um potinho com molho no meio, ela faz o centro de mesa perfeito pra essa ceia de natal. Ou pra qualquer ocasião na verdade né?

Essa receita foi uma adaptação do Pull apart de calabresa, mas como sempre: receitas adaptáveis são as melhores. Dá pra fazer com qualquer massa de pão? Quase, então dê preferência pra massa de pão doce. Ou massa de pizza, que é a opção que eu fiz! Não tem uma receita de pizza em casa? A gente tem! A receita abaixo dá pra fazer uma guirlanda de pão igual a da foto: 8 pãezinhos grandes, ou 16 pequenos.

Ah mas vai ter convida vegetariano na festa.. Corta a calabresa! Troca por tomatinhos secos, ou qualquer outra cobertura que combine com queijo e manjericão! Vegans? Dá pra tirar a manteiga da cobertura numa boa. Até porque, pesto de verdade não usa manteiga né? Usa uma receita de pesto sem queijo e pronto!

Guirlanda de pão

2 1/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres sopa de açúcar
1/2 colher sopa de sal
1 colher chá de fermento biológico seco
2 colheres sopa de azeite
200m de água morna

Misture água, açúcar e o fermento e deixe descansando por 15min. Junte o azeite e misture. Em outra tigela junte 2 xícaras de farinha com o sal e misture . Adicione os líquidos e vá misturando a massa até conseguir sovar. Use o 1/4 de farinha restante para enfarinhar uma bancada e sove a massa até atingir o ponto véu. Ou seja, quando você esticar a massa e ela ficar tão fininha que parecer um véu está pronto. Enrole a massa e deixe descansar, tampada, por cerca de 6h.

Cobertura/molho – falso pesto

25g de manteiga derretida
3 colheres sopa de azeite
3 dentes de alho
1 xícara de queijo meia cura – usei do serro
1/2 xícara de folhas de manjericão
mais azeite

Pique as folhas e  o alho bem pequenos, misture com a manteiga, o azeite e o queijo. Se achar que está mais pra patê que pra molho vá adicionando azeite até conseguir uma consistência menos cremosa.

Montagem

mais queijo
calabresa em cubinhos – ou seu embutido favorito

Reserve metade da cobertura de falso pesto.
Corte a massa em 8 bolinhas para pães tipo hambúrguer, ou em 16 para pãezinhos tipo petisco. Modele cada pedaço em um bolinha e passe, um de cada vez, pelo falso pesto. Quando cada bolinha de massa estiver coberta com a mistura transfira para uma forma de pizza, enfarinhada, formando uma guirlanda. Não deixe as bolinhas encostadas umas nas outras, mas apenas próximas. Cubra tudo com a calabresa e o queijo e deixe descansar. Em um dia frio (menos de 20C) deixe 2h, senão pode ser 1h só. Leve ao forno já aquecido a 230C, até dourar. Pegue aquela metade da cobertura que você reservou e coloque em um potinho que caiba no meio da guirlanda e pronto: molho de acompanhamento!