Caipiroska de natal, ou seja, frutas vermelhas

Caipiroska de natal! Seria uma caipirinha de frutas vermelhas feita com vodka? Só que feita de um jeito mais arrumadinho… Quase isso!
caipiroska de natal

Antes de começar realmente o texto uma explicação: caipivodka, caipirosca e caipiroska são três formas de chamar a caipirinha feita com vodka, ou um drink com várias frutas, leite condensado e vodka. Eu escolhi o caipiroska, mas vamos combinar que o drink é seu e você chama como quiser né…rs

A ideia era fazer um drink com a cor que talvez seja a mais emblemática do natal: vermelho. E que fosse fácil de fazer e bem adaptável. Isso significa ingredientes fáceis de encontrar, ou facilmente substituíveis, e método fácil de replicar. Tanto no sentido de ser fácil você fazer em casa lendo a receita, quanto no sentido de fazer vários ao longo da festa.

E pensando nisso tudo acabou saindo a caipiroska de natal! A bebida base é a vodka, que pode ser a caríssima importada ou a que você puder comprar. O sabor principal foi framboesas da horta, mas que podem virar amoras congeladas do mercado, morango da feira, ou qualquer fruta vermelha que você tenha disponível.

(Descobri só mês passado que minhas amoras silvestres são na verdade framboesas. Pelo visto as ocas são framboesas, mesmo sendo roxinhas, e as maciças são amoras, mesmo sendo vermelhas…)

Já os complementos são os de sempre: limão espremido e coado, e xarope simples. Eu sempre tento optar pelo xarope simples porque ele exige menos tempo pra dissolver na bebida. E é tão simples de fazer que vale a pena ter uma garrafa dele na geladeira… Ainda mais nessa época de festas e mais drinks! Pra fazer seu xarope simples é só levar ao fogo partes iguais de açúcar e água, quando ferver desligue e deixe esfriar. Daí é só colocar em uma garrafa tampada e deixar na geladeira.

Caipiroska de natal

60ml de vodka
30ml de xarope simples
60ml de framboesas*
15ml de limão

*ou qualquer outra fruta vermelha

Amasse as frutas em uma coqueteleira. Junte os demais ingredientes, exceto o pó dourado, e complete com gelo. Bata até gelar bem e sirva em uma taça mais arredondada.

—————————–

Em 2014: Bolo de chocolate vegano