Caramelo de mel, pra acompanhar de um tudo

Caramelo de mel, sem açúcar branco, pra cobrir bolo, pra comer com biscoito ou, a melhor opção: pra jogar por cima do sorvete!!
caramelo de mel

E vai ter sorvete nesse mês! Janeiro vai ser o mês especial de verão aqui do Cozinha, e pra acompanhar todos os sorvetes que vão aparecer, ou já apareceram, tem que ter uma cobertura! Esse caramelo virou a opção ideal. É denso e se for guardado na geladeira quase que fica firme demais, então nada de sorvete aguado pela calda.

Mas enquanto a textura é de um caramelo mais denso, o sabor é bem suave. Dá pra perceber que é de mel, mas não é forte o suficiente pra ficar enjoativo. Também não fica doce demais, o que é ótimo pra equilibrar com vários sabores de sorvete (ou bolo). E sim, nada de açúcar branco na receita! A parte doce fica por conta do mel mesmo, e o restante parece um caramelo comum: creme e manteiga.
caramelo de mel

Aliás, essa é a única mudança que fiz na receita: troquei creme fresco por creme de leite em lata. O creme fresco é sempre a melhor opção, principalmente se você não souber qual creme usar. Mas ele é difícil de achar pra comprar se você não mora em alguma capital. Então sim, dá pra usar creme de leite em lata numa boa nessa receita. Só lembra de tirar o soro.
caramelo de mel

Caramelo de mel – original aqui

3/4 xícara de mel
1/4 xícara de creme de leite sem soro
25g de manteiga sem sal
1 pitada de sal

Junte o mel e o creme e leve ao fogo médio. Deixe ferver, mexendo de vez em quando, até atingir 114C*. Desligue o fogo e acrescente o restante os ingredientes. Misture até ficar homogêneo de novo e já está pronto para envasar.

*Se for fazer essa receita sem usar um Termômetro culinário **, não posso garantir uma textura exatamente igual a que eu consegui. Mas ainda dá pra tentar, dá pra saber que tá na hora de tirar do fogo quando as bolhas estiverem mais ou menos assim:
caramelo de mel

** Esse é um link afiliado, e isso quer dizer que caso você anime de realizar a compra eu ganho uma comissão sem que isso aumente o preço pra você… 😉
——————————

Em 2015: Sunomono