Xarope de Pitanga + drink fácil de brinde

Xarope de Pitanga, um jeito fácil de conservar a fruta, um ingrediente coringa pra vários drinks, e mais um opção pra se livrar do refrigerante?
drink com xarope de pitanga

Tudo isso e mais na última receita de 2017 do Cozinha! Parece propaganda fuleira mas é mais ou menos isso mesmo. Os xaropes são ótimos pra conservar frutas que de outro jeito se perderiam. É mais ou menos a mesma ideia por trás de geleias, conservas, compotas e afins, só que em forma líquida. E por ter uma quantidade maior de água eles acabam ficando mais suaves, e mais frágeis também. Por isso lembre de guardar os seus na geladeira!

Os xaropes já apareceram aqui algumas vezes, como o de morango e o de maracujá. E esse xarope de pitanga não difere muito deles: é uma calda de açúcar com polpa de pitanga. Mas ao contrário do de maracujá, que perde quase que completamente a acidez. o de pitanga apenas suaviza. Assim você tem um xarope doce, como é de praxe, mas que ainda conserva muito do frescor da fruta! Fora que é mais uma opção de receita com ingrediente da terrinha né?

Numa época que a gente (eu inclusa) se enche de receitas com ingredientes importados, é uma boa valorizar uma fruta tão brasileira! E aí vem verão, cheio de drinks com frutas, com ou sem álcool. Então pode encher a geladeira de pitanga e ser fartar!

Tá com preguiça de fazer drink? Vai de brinde a receita mais fácil do mundo então: enche o copo de gelo, completa metade com xarope e metade com água e pronto: suco de pitanga express!

Xarope de Pitanga

1 xícara de pitangas – rendeu 1/2 xícara de polpa
1/4 xícara de água
1/4 xícara de açúcar

Bata as pitangas com a água em um processador com a lâmina que não corta; isso vai separar a polpa do caroço sem picotar o caroço, que deixa um gosto estranho na polpa.Outro método é usar o liquidificador no modo pulsar, e tomar cuidado pra não destroçar os caroços. Você também pode usar polpa congelada: no lugar de 1 xícara de fruta, use 1/2 xícara de polpa congelada.

Coe a polpa em uma panela e junte o açúcar. Aí é só deixar ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Para um xarope bem translúcido retire a espuma formada e, depois de frio, passe por um filtro de papel antes de engarrafar. e não fizer questão apenas espere esfriar e engarrafe.

Drink fácil de Pitanga

1 parte de polpa de pitanga
1 parte de vodka
gelo
soda limonada

Em um copo cheio de gelo coloque na ordem: xarope, vodka e complete com a soda. Misture conforme for bebendo. Também vale adicionar um raminho de hortelã pra enfeitar e contribuir com o aroma.