Sunomono ou aquele pepino da comida japonesa

Sunomono é um pepino em conserva que a gente, aqui no Brasil, vê muito ligado a culinária japonesa mas que é um pouco mais que isso.

sunomono

Quando tentei essa receita pela primeira vez lá em 2015, quando fiz a primeira versão desse post, pratos japoneses era tudo que eu associava com sunomono. Mas ele é bem versátil e é mais nisso que eu queria focar nesse texto.

Antes, uma definição simples: sunomono é o nome de um pepino em conserva avinagrada, feito em fatias bem fininhas e, muitas vezes, servido com gergelim ou óleo de gergelim. É uma salada bem refrescante e muito levemente adocicada que vai muito bem em dias quentes. E que vai muito bem com outros pratos!

sunomono

E é aqui que eu queria chegar. Aqui no Brasil a gente não tem muito o costume de adicionar sabores ácidos/azedos a muita coisa. Mas uma leve acidez ajuda a ressaltar sabores, trazer frescor pra receitas, e até ajuda a sentir outros sabores num prato mais complexo. Mas como a gente não tem o hábito é uma coisa que precisa ser construída. Adicionar ingredientes como o sunomono em saladas mais simples é um bom jeito de fazer isso. Uma coisa que eu acho fácil é pegar uma salada de folhas e acrescentar algo ácido e algo crocante. Muda totalmente a salada!

E claro, quem gosta de picles no sanduíche pode muito bem gostar do sunomono como substituto!

Agora, acho uma boa avisar: essa receita é uma adaptação de outra que vi no Não Sei Cozinhar, lá em 2015. Fui rever a receita pra pegar possíveis mudanças e ele tá fora do ar. Até o perfil no Instagram parece estar parado. Mas pesquisando deu pra ver muitas versões diferentes, e aí é aquela coisa né: receita não tem patente, receita salgada menos ainda. É claro que vale aumentar o açúcar, aumentar o sal, trocar o vinagre, trocar o açúcar, tentar com outro vegetal… Vale usar essa calda avinagrada pra outros vegetais sim! Depois me conta como ficou, beleza?

sunomono

sunomono

Sunomono

Ingredientes
  

  • 2 pepinos tipo japonês
  • 1/2 xícara água
  • 1/2 xícara vinagre branco veja notas
  • 3 colheres sopa açúcar
  • 1/2 colher chá sal
  • água e sal para a salmoura
  • gergelim para servir

Instruções
 

  • Lave bem os pepinos já que eles são usados com a casca. Corte as pontinhas e fatie o mais fino que puder. Se tiver um mandolin melhor ainda.
  • Coloque as fatias de pepino em uma vasilha, cubra com um punhado bom de sal (pelo menos 1/4 xícara, mas eu nunca medi) e cubra tudo com água. Deixe descansar por 20min.
  • Misture o vinagre com a água, o açúcar e o sal. Escorra o pepino, descartando a água, e junte no líquido preparado. Deixe descansar 30min na geladeira, ou guarde em um pote fechado, na geladeira, por alguns dias. Sirva com um pouco de gergelim.

Notas

Vinagre: eu uso o vinagre caseiro de cascas de abacaxi, você pode usar o vinagre branco que tiver costume de usar pra temperar. Se for usar o vinagre próprio para culinária japonesa use 1 xícara e ignore a 1/2 xícara de água
 

 

 

 

Salvar