Shirley Temple versus Dirty Shirley

Shirley Temple, um dos drinks não alcoólicos mais famosos, e Dirty Shirley, a versão adulta, e como dá pra fazer drinks de verão com poucos ingredientes!

Shirley Temple e Dirty Shirley

Existe uma lenda de que o Shirley Temple foi feito em homenagem da atriz de mesmo nome. Mas ela mesma já desmentiu essa história. Segundo ela mesma, o drink parece ter sido criado na década de 30, e apenas foi renomeado em homenagem a ela. Que, ironicamente, nunca gostou do drink por ele ser muito doce.

O muito doce é por conta dos dois ingredientes chave: ginger ale e grenadine. Ou seja, um refrigerante de gengibre bem docinho e um xarope de romã. Falando assim parece mesmo que o trem não vai ficar bom. Só que com o tempo a receita foi evoluindo, ginger ale virou soda limonada (que é menos doce), e limão foi acrescentado. Ainda tem gente que prefere sem limão. Tem quem use limonada + água com gás, no lugar da soda limonada. Enfim, várias receitas, uma pra cada restaurante no mundo.

Bom, independente de quando/como foi criado, o drink acabou ficando muito famoso! Acho que principalmente porque é um drink bonito, que faz as crianças acharem que estão acompanhando os adultos. Só que a criançada cresce e aí surgiu o Dirty Shirley: o drink original com algumas doses de vodka acrescentadas. Uma delícia! E hoje tem os dois como receita!

E receita é um eufemismo lindo da minha parte. Isso porque as quantidades vão variar conforme o tamanho do seu copo. No meu caso ma garrafinha de 250ml de soda deu pra fazer os dois copos, um com vodka e o outro sem. Lembrando que os copos estão cheios de gelo, mas dá pra ter uma ideia né? E claro, como sempre, adapte ao seu gosto. Se ficar muito doce é só acrescentar mais um pouco de limão. Sem graça? Um pouco de grenadine pode dar jeito. E claro, a vodka é ao seu gosto. 😉

Shirley Temple

grenadine – cerca de 2 colheres de chá
soda limonada
meio limão
gelo
1 copo alto
1 fatia de limão + uma cereja

Encha o copo com gelo e cubra com o sumo do meio limão e a grenadine. Complete com a soda limonada e enfeite com a fatia de limão e a cereja.

Dirty Shirley

1 Shirley Temple
2 doses de vodka

Antes de completa o drink com a soda limonada, acrescente a vodka.

————————-
Em 2015: Sorvete de caramelo (ou de espera marido)