Gelato alla Stracciatella, aka sorvete de flocos

Gelato alla Stracciatella, ou apenas stracciatella para os íntimos. Eu poderia chamar de sorvete de flocos, mas essa receita é muito mais que isso!

gelato alla stracciatella na casquinha

A diferença de um sorvete pra um gelato está basicamente na qualidade dos produtos. Enquanto você pode chamar de sorvete uma receita que tenha gordura hidrogenada, aromatizantes artificiais, corantes e etc, isso nunca acontece com o gelato. Além disso os gelatos costumam ter massas mais ricas, então é difícil achar uma receita que não leve gemas, por exemplo.

A ironia é que essa receita de gelato leva essência de baunilha, que é artificial. Então assim, se você for ser purista existem duas opções: trocar a essência por meia fava de baunilha, ou chamar esse gelato alla stracciatella de sorvete de flocos. Independente da sua escolha, faça essa receita. A massa de baunilha já é uma delícia, mas os pedacinhos de chocolate, ricamente espalhados por ela, elevam o nível de deliciosidade!

Além da possível mudança na baunilha também dá pra mexer nos flocos de chocolate. Você pode trocar o chocolate meio amargo por outro, mas lembre que o resultado final vai ficar mais doce. E também dá pra controlar (mais ou menos) o tamanho dos flocos. Isso depende da quantidade de óleo que você acrescenta no chocolate, e na espessura do fio na hora de montar. Controlando essas duas variáveis você deixa seu gelato alla stracciatella do seu jeito!

gelato alla stracciatella na casquinha

Gelato alla Stracciatella – original aqui

2 xícaras de leite
3/4 xícara de açúcar
5 gemas
1 pitada de sal
1/2 xícara de creme de leite sem soro
1 colher sopa de baunilha
75g de chocolate meio amargo
2-3 colheres sopa de óleo

Junte as gemas, o açúcar, o sal e o leite e leve ao fogo médio até cozinhar e formar um creme. Caso o seu leite talhe, não tem problema. Assim que ele talhar é porque já cozinhou também. Retire a panela do fogo e junte o creme de leite e a baunilha e misture até incorporar tudo. Leve essa mistura para a geladeira por algumas horas, até que gele bem.

Método com sorveteira: transfira a mistura para a sorveteira e deixe bater por cerca de 20-30min, ou até que fique cremoso e homogêneo.

Método sem a sorveteira: prepare um banho-maria invertido com uma vasilha com água e gelo, e outra vasilha seca dentro da primeira. Tenha cuidado pra que a vasilha seca seja grande o bastante para que não entre água nela. Transfira o creme para essa vasilha e bata com uma batedeira até ficar cremoso. Caso o gelo comece a derreter antes disso substitua parte da água por mais gelo.

Quando o sorvete estiver quase no ponto, derreta o chocolate e misture com o óleo. Para flocos maiores use 3 colheres de óleo, e para focos menores use apenas duas. Aos poucos, verta a calda de chocolate sobre o sorvete enquanto ele estiver sendo batido. A baixa temperatura do sorvete e o movimento (da sorveteira ou da batedeira) vai solidificar o chocolate no formato dos flocos. Daí é só levar o sorvete para o congelador até a hora de servir.

Se quiser guarde umas duas colheres da calda de chocolate para decorar o sorvete depois que ele estiver na vasilha.