Sorvete de Caramelo, ou sorvete espera marido

Sorvete de caramelo, porque espera marido é um nome é estranho eu sei… um pouco mais porque até onde eu sabia Espera Marido era um doce tipo compota, dos antigos, parecido com Ambrosia. Mas eu adoro sorvete e a história da receita me cativou então…

sorvete de caramelo

Então eu dei a maior sorte porque é uma delícia!!! Como bem foi dito aqui em casa, parece um caramelo (a bala) gelado e cremoso. É um pouco mais denso do que o sorvete normalmente é, o que eu conto como um ponto bem positivo. E ligeiramente mais fácil de fazer do que os sorvetes caseiros já que não precisei ficar batendo e voltando pro congelador ad aeternum. Fez, levou pra gelar e tá pronto pra comer.

Ah, eu saborizei esse sorvete de caramelo com canela e cravo, mas você pode seguir a receita original não adicionando nenhuma especiaria ou saborizar como preferir, seguindo os mesmo passos que fiz com a canela e o cravo.

sorvete de caramelo

Sorvete de caramelo – original aqui

1 litro de leite em temperatura ambiente
1 xícara (240ml) de açúcar
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
cravo e canela ao gosto – opcional

Primeiro escolha uma panela grande, mas grande mesmo. A mistura vai espumar e subir bastante enquanto cozinha então pegue a maior panela que tiver disponível. Nessa panela enorme coloque o açúcar e leve ao fogo médio até que ele caramelize. Não precisa esperar ficar um caramelo muito escuro, virou um líquido dourado é esse o ponto. Acrescente o leite. Vai espirrar e borbulhar bastante, mas assim que houver mais leite que açúcar as coisas vão se acalmar na panela. O caramelo terá virado pedra, não se assuste é assim mesmo, e agora é só esperar o leite esquentar e o caramelo derreter. Se for saborizar adicione a canela, o cravo, o que quiser, ao leite nesse momento.

Enquanto isso bata as gemas até que dobrem de volume. Acrescente o leite condensado e o creme de leite (com soro e tudo) e misture até ficar homogêneo. Reserve.
Em outra vasilha bata as claras em neve e reserve também. Quando todo o caramelo já tiver derretido baixe o fogo, acrescente o creme de gemas enquanto mistura bem com um fouet. A intenção é que o creme se misture ao leite antes que as gemas tenham tempo de cozinhar e empelotar tudo. Em seguida acrescente as claras e mexa até incorporar completamente.

A partir daí é esperar cozinhar e começar a engrossar. Não precisa mexer muito, mas como a mistura espuma bastante e sobe o tempo todo não dá pra sair do lado do fogão. Se a mistura ameaçar transbordar da panela (a minha não era tããão grande) desligue o fogo e continue mexendo até a mistura baixar. Ligue o fogo baixo novamente e deixe cozinhando até quase transbordar, daí desligue novamente. Vá repetindo isso até que cozinhe. Ou siga meu primeiro conselho e pegue uma panela maior… 😉

Quando engrossar e estiver parecendo um mingau de caramelo é hora de desligar do fogo. Espere esfriar um pouco e transfira para a vasilha que vai ao congelador. Espere até que pare de sair vapor quente da vasilha e então tampe e leve para congelar por algumas horas.

Salvar