Ganache vegana de laranja, e algumas opções

Ganache vegana de laranja, ou uns potinhos cheios de uma mistura gostosinha de chocolate com laranja… sem leite, nem ovo, nem manteiga, nem nada de origem animal.

ganache vegana de laranja

E é lógico que tem poréns nessa receita, e também opções de variação. Mas ainda assim gostei do resultado e achei interessante trazer esse prato pro Cozinha. Explico: esse não é um site vegano, nem com nenhum tipo de restrição. Na verdade o mote da alimentação por aqui é: comemos de tudo, pelo menos uma primeira vez….rs

E nessa de comer de tudo, receitas veganas, sem lactose, sem glúten, paleo, keto, e tudo mais entram no balaio junto do torresmo e do pastel de nutella. Daí que pensando na páscoa e no tanto de receitas com chocolate que produzimos essa época, pensei na seguinte situação: você tá lá, preparando o cardápio do fim de semana; vai receber a família, ou os amigos, e tá tentando encaixar receitas que caibam no orçamento, paladar e tradições de todo mundo. E é bem possível que alguém nessa turma ou seja vegan, ou não possa com leite. Daí que entra essa ganache vegana! É uma sobremesa rapidinha de ser feita então, mesmo que você precise mudar planos de última hora, ainda dá pra fazer. E que dá pra adaptar a diferentes paladares.

E é aí que entram as opções: não precisa ser uma ganache vegana de laranja. Pode ser de qualquer outra coisa, inclusive de nada. Troque o suco de laranja pelo suco que quiser, ou por água só, e tire a laranja da calda de açúcar e pronto: sabor inteiramente novo! Inclusive vale fazer a calda saborizada com canela, cravo, anis, a especiaria que você preferir! Eu tô apostando na calda de gengibre pra próxima vez que fizer.

ganache vegana de laranja

Certo, e o porém? Primeiro, a textura. Não adianta, ela não fica a mesma coisa da ganache tradicional. Então por mais que o nome seja o mesmo, não dá pra dizer que o prato é o mesmo. Mas ao mesmo tempo que não passa por uma ganache tradicional pra um desavisado, ela traz uma unicidade interessante. É uma textura que não costumamos ver relacionada ao chocolate, e essa novidade pode sim ser muito bem vinda!

O segundo porém é mais um aviso: cuidado com o chocolate usado. Isso porque não basta o chocolate ser amargo para ser considerado vegano. Para isso ele não pode conter leite, nem outros ingredientes menos óbvios, como ricinoleato. Como tem gente que entende muito mais do que eu sobre isso, deixo esse link pra quem se interessar. Nesse artigo ainda tem uma lista de marcas de chocolates amargos, chocolates com soja e substituições de chocolate. Coincidências, o que uso no vídeo está na lista: melken meio amargo.

Ganache Vegana de Laranja – original aqui

1/2 laranja fatiada
4 1/2 colheres sopa de açúcar mascavo
3 colheres sopa de água
150g de chocolate amargo
4 colheres sopa de suco de laranja
4 colheres sopa de água

Comece preparando a calda de laranja: junte as 3 colheres de água com o açúcar e as fatias de laranja e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar até forma um xarope fino, não precisa virar calda. Retire as laranjas e reserve a calda.

Derreta o chocolate em banho-maria. Quando tiver derretido totalmente desligue o fogo mas não desmanche o banho-maria. Com a vasilha ainda sobre o vapor quente, aos poucos adicione o suco e o restante da água. Faça isso enquanto mexe a mistura. O chocolate pode começar a se separar, mas é só continuar mexendo. Junte 3 colheres sopa da calda de laranja e continue mexendo até conseguir uma mistura homogênea. Se precisar, use um fouet ou um garfo.

Quando tudo estiver incorporado transfira a ganache para potinhos e leve para a geladeira por cerca de 3h.

———————————
Em 2016: Tortinhas de carne (que me parece um péssimo link pra colocar num post de receita vegana, mas foi o que eu fiz exatos 2 anos atrás, então…)