Salty Bird, ou quase isso

Salty Bird, um nome estranho para um drink estranho. Mas quem disse que estranho não pode ser bom?

salty bird

O nome é esquisito mas não vou reclamar, já que existe uma razão pra ele. Segundo o Cool Hunting o Salty Bird (pássaro salgado) é uma variação de um outro drink. Mais especificamente um drink de 1978, criado em Kuala Lampur, chamado Jungle Bird (pássaro da selva). Ambos misturam suco de abacaxi, Campari e rum, a diferença é que o Salty Bird leva uma pitada de sal e é finalizado com uma fatia de abacaxi desidratado.

É claro que eu segui apenas metade dessas modificações. Não tenho abacaxi desidratado dando sopa em casa, então finalizei com uma fatia de abacaxi fresco. E gostei do resultado, portanto se você também não tiver a versão desidratada não tem problema. Uma outra mudança que fiz, involuntariamente, foi trocar o rum. Enquanto o original é rum dourado, na verdade “black strap”, por aqui só tinha branco então fomos com ele mesmo.

O resultado é um drink estranho, nem salgado nem amargo, mas ligeiramente refrescante. Não é um drink pra quem gosta de coisas suaves e docinhas, mas ainda assim é leve. E o aprendizado disso tudo? Melhor um drink modificado do que drink nenhum!

Por último, só um lembrete: xarope simples. Volta a meia gosto de lembrar essa dica essencial: o xarope é uma parte de açúcar para uma parte de água, em fogo baixo apenas até começar a ferver. Eu guardo um vidro com xarope na geladeira (ele dura alguns dias) tanto pra adoçar drinks e sucos quanto pra molhar bolos.

Salty Bird – original aqui

45ml de rum branco
20ml de Campari
1 fatia grossa de abacaxi
15ml de limão
8ml de xarope simples
1 pitada de sal
meia fatia de abacaxi para decorar

Em uma coqueteleira, ou pote que tenha tampa, amasse o abacaxi até soltar bastante caldo. Acrescente os outros ingredientes e complete com gelo. Bata até a coqueteleira ficar bem gelada. Sirva em uma taça alta, tipo de chope, com algumas pedras de gelo e complete com o abacaxi para decorar.

———————————
Em 2015: Bolo prestígio
Em 2016: Pão de Forma