Pavê de Bombom, com Ouro Branco ou Sonho de Valsa

Pavê de Bombom com Ouro Branco, aquele bombom delicioso vira ingrediente principal nessa sobremesa ideal pra feriados, férias, aniversário, qualquer data especial!

Pavê de ouro branco

E foi de uma data especial que saiu a ideia desse pavê. Quando era criança (lá em Barbacena) alguns vários natais tiveram como sobremesa um pavê feito pela prima mais velha: pavê de sonho de valsa. E eu sempre amei essa receita! Só que acabei nunca reproduzindo ele aqui, entre outros motivos, porque já tivemos um outro pavê de sonho de valsa nessa cozinha.

Conversando sobre sobremesas pra fazer em casa, lembramos desse pavê de bombom do natal. E veio a questão: dá pra fazer com outro bombom? Ficaria bom como pavê de ouro branco? E claro que ficou! Fiz algumas pequenas alterações na receita original (foi mal prima) pra equilibrar um pouco os sabores. É que o ouro branco é mais doce do que o sonho de valsa, então um pouco de açúcar foi tirado de cada camada do pavê. Ainda achei a cobertura meio doce demais, então na receita abaixo já coloquei com um tico a menos de açúcar, pode ir com fé.

Pavê de ouro branco

Falando nessa cobertura, ela é o falso chantilly classicão das receitas da família da minha mãe. É uma mistura de merengue com creme de leite que fica com uma textura muito própria. Pra quem prefere o chantilly tradicional, pode usar creme de leite fresco batido com açúcar; mas aí fico devendo nas quantidades. Se alguém experimentar, por favor conta aqui como ficou!

Ainda pensando nas substituições, o brigadeiro foi feito com cacau justamente pra evitar a doçura em excesso. Dá pra trocar por chocolate em pó? Dá, mas vai ficar mais docinho. Dá pra trocar por achocolatado? Acho complicado, porque vai ficar muito mais doce. Mas assim, 20 anos atrás a gente comia feito com achocolatado e achava bom. Vai de gosto mesmo…
Última substituição possível? Trocar os bombons né. Dá pra voltar pro original e usar sonho de valsa, ou usar o bombom que você preferir.

Pavê de ouro branco
Alguém me ensina a tirar foto bonita de pavê desmontado?

Pavê de Bombom (Ouro Branco)

Creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 gemas
3 colheres sopa de amido de milho

Brigadeiro:
2 latas de leite condensado
25g de manteiga
4 colheres sopa de cacau em pó

Cobertura:
3 claras
1/2 xícara de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro

Bombons Ouro Branco – usei uns 24, mas o céu é o limite

Comece com o creme: dissolve o amido nas gemas e junte o leite condensado e o leite.. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que cozinhe e forme um creme. Transfira para a travessa onde for servir. Pique cerca de 14 bombons e cubra o creme com eles. Se quiser fazer uma firula fatie alguns e arrume nas laterais da travessa para enfeitar.

Prepare o brigadeiro normalmente, atentando para o ponto. O ideal é que fique em ponto de colher para facilitar na hora de servir. Cubra os bombons com o brigadeiro e leva para a geladeira enquanto prepara a cobertura.

Bata as claras em neve com o açúcar; eu vou acrescentando o açúcar aos poucos a partir do momento em que elas começam a montar. Quando tiver um merengue bem liso e brilhante adicione o creme sem soro. Vai desmontar completamente e parecer que deu errado, mas é assim mesmo. Cubra o brigadeiro com esse creme e volte para a geladeira por cerca de 3h, para que firme um pouco. Finalize cobrindo tudo com o restante dos bombons picados e leve para a geladeira. Deixe gelar por cerca de 12h antes de servir para que fique tudo no lugar.

——————————
Em 2016: Queijadinha