Bolo de chocolate com creme de caramelo

Bolo de chocolate (3 camadas) com recheio de creme de caramelo (2 camadas) e coberto com uma ganache saborizada com conhaque! E ainda tem umas firulas de chocolate pra enfeitar!

bolo de chocolate com creme de caramelo

Aniversário chegando, comecei a pesquisar receitas pra ver qual seria meu bolo. Entre os milhões de links guardados, achei esse creme de confeiteiro de caramelo lá do Essência Studio. Lembrei que quando li a receita fiquei com a sensação de um creme leve mas com o sabor do caramelo. Agora só faltava um bolo equilibrado, e não muito doce, pra completar! Voltei pros links e achei esse bolo de chocolate do The Cake Blog. Ele na verdade é parte de um bolo com Honey Comb, que ainda pretendo fazer por aqui, mas acabou fazendo um par perfeito com o creme de caramelo.

Preciso nem dizer que já fui mudando alguns detalhes nas receitas né? O creme de confeiteiro seria feito com creme de leite fresco. E continuamos sem essa iguaria nos mercados daqui, portanto creme de lata sem soro foi a escolha. Funcionou direitinho, então não precisa ter medo de substituir nessa receita. Ainda adicionei um pouquinho de sal no caramelo, por pura vontade mesmo. Pode pular essa parte se quiser, mas eu achei um toque ótimo! Já o bolo de chocolate não teve nenhuma alteração significativa; apenas troquei a buttermilk por leite com limão.

bolo de chocolate com creme de caramelo

Por último, a cobertura: ganache basicona. Eu amo ganache pra cobrir bolos confeitados por 3 motivos básicos:
1 – nem todo mundo aqui em casa gosta de buttercream
2 – ela é ótima pra segurar bolo fofos e recheios moles no lugar, tipo cimento mesmo
3 – chocolate né

A proporção de usada na receita é boa pra chocolate meio amargo. Nesse caso específico não aconselho trocar por outro, para que o resultado final não fique muito doce. Se mesmo assim você for trocar, diminua a quantidade de creme 1/3 caso vá usar chocolate ao leite, e 2/3 de for usar chocolate branco. E claro, o conhaque é totalmente opcional, mas gente, ficou uma delícia! Se quiser usar, mas crianças forem comer o bolo, acrescente o conhaque no creme de leite e deixe ele ferver para evaporar o álcool.

Pra finalizar esse textão gigantesco: cronograma. Fazer um bolo confeitado as vezes pode parecer uma tarefa hercúlea. Então usar um cronograma pra se programar pode facilitar muito sua vida. Nesse bolo fiz o seguinte:

Noite do dia 1: preparei a ganache e deixei dormir
Manhã do dia 2: assei os bolos e preparei o recheio
Tarde do dia 2: montei o bolo, enfeitei e deixei dormir na geladeira
Dia 3: hora de comer! Mas não esquece a foto…

bolo de chocolate com creme de caramelo

Bolo de chocolate com creme de caramelo

Bolo de chocolate – original aqui

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar refinado
3/4 xícara de cacau em pó
1 1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
2 ovos
1/2 xícara de óleo
3/4 xícara de leite
1 colher sopa de limão
2 colheres chá de essência de baunilha
3/4 xícara de água quente

Misture o leite com o limão e deixe descansar por 20min. Enquanto isso prepare 3 formas redondas com 15cm de diâmetro: unte as laterais das formas com manteiga e cubra com cacau; unte o fundo das formas, cubra com um disco de papel manteiga e unte o papel também.

Em uma vasilha misture os ingredientes secos e reserve. Passado o tempo de espera misture o leite azedo com o óleo, os ovos, a baunilha e a água. Vá acrescentando os ingredientes secos e misturando até conseguir uma massa homogênea. Divida a massa entre as 3 formas e leve ao forno, aquecido a 180C, por cerca de 30min, ou até que asse completamente. Espere esfriar antes de tirar os bolos das formas.

Creme de caramelo – original aqui

1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de leite
1 lata de creme de leite sem soro
5 gemas
1/4 xícara de amido de milho
50g de manteiga gelada
1/4 colher chá de sal

Em uma panela alta, derreta o açúcar em fogo médio até virar um caramelo. O quanto o açúcar vai dourar depende do seu gosto, só cuidado para não queimar. Quando o açúcar estiver dourado, baixe o fogo e acrescente o leite, o creme e a manteiga. Deixe cozinhando em fogo baixo até que derreta completamente a bala de caramelo que vai ter se formado.

Enquanto isso bata as gemas com o sal e o amido, até misturar bem. Quando a mistura líquida estiver homogênea comece a temperar as gemas: batendo as gemas com um fouet (ou garfo) vá acrescentando o líquido quente aos poucos. Quando tiver adicionado metade do líquido nas gemas, e elas não tiverem cozinhado, volte com tudo isso pra panela. Cozinhe até formar um creme. Caso empelote é só passar o creme por uma peneira e pronto. Transfira para uma vasilha e cubra com filme plástico, encostando no creme, e deixe esfriar.

Cobertura

300g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher sopa de conhaque – opcional

Derreta o chocolate em banho maria, esquente o creme de leite e então misture tudo. Deixe descansar, em uma vasilha tampada, por pelo menos 8h fora da geladeira.

Montagem

Retire os topos dos bolos deixando os 3 nivelados. Monte seguindo a ordem: bolo, metade do creme de caramelo, bolo, outra metade do creme, bolo de cabeça pra baixo. O último bolo vai de cabeça pra baixo pra ficar mais reto. Com uma espátula retire qualquer excesso de recheio e leve o bolo ao congelador por 15min.

Cubra o bolo gelado com a ganache de chocolate, alisando tudo com uma espátula. Volte o bolo para o congelador por mais 15min. Decore como desejar e deixe o bolo descansar na geladeira por algumas horas antes de servir.

Você pode decorar o bolo como quiser, depois que ele tiver passado os 15minutos finais no congelador. Eu usei apenas alguns rolinhos de chocolate que já vem prontos.