Brownie cremoso, a base ideal pra sorvetes

Brownie cremoso pode parecer a coisa mais óbvia do mundo. Mas imagine que esse é bem cremoso até para os padrões de brownies!

brownie cremoso

Tanto que o nome original da receita poderia ser traduzido como “pudim” de brownie, ou algo parecido. É que as diferenças entre pudim e pudding vão além do jeito de escrever. Mas resumindo bastante a história, pudding é usado pra quase tudo aquilo que tem uma consistência mais de pudim mesmo, ainda que a receita não tenha nada relacionado com isso.

E esse é o caso desse brownie cremoso (apeguei ao nome), já que a receita leva os mesmo ingredientes de um bolo. O grande twist na verdade são dois: as proporções e o banho-maria. Enquanto um bolo normal levaria mais farinha do que tudo, esse não tem quase nenhuma; parecido com um brownie tradicional. E enquanto um brownie (assim como um bolo comum) é assado a seco, esse vai em banho-maria, igual um pudim. Técnicas misturadas e o resultado é delicioso!

Ele pode não parecer muito vistoso. Visto de longe é só uma chapa simples e sem graça com cor de chocolate. Mas quando a gente pega uma colherada dá pra perceber a textura molinha dele! Acompanhamento perfeito para uma bola de sorvete, ou várias! Porque ainda tem esse truque: dá pra servir individual ou coletivo. Eu fiz no estilo cada um por si: travessa bem grande, várias bolas de sorvete por cima, e cada um ganha um colher. Mas também dá pra assar em potinhos individuais sem problema. Só precisa atentar pro tempo de forno, em potes pequenos assa bem rápido!

Brownie cremoso – original aqui

6 colheres sopa de cacau
4 colheres sopa de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 ovos
100g de manteiga derretida

Bata os ovos com o açúcar até obter um creme homogêneo. Junte a farinha e o cacau, batendo bem entre cada adição. E por último adicione a manteiga e misture até obter uma massa homogênea.

Transfira para um forma untada e asse em banho maria até que fique firme. Sirva em temperatura ambiente e acompanhado com seu sorvete favorito.