Opening, ou abertura, e tipos de whiskey

Opening pode não parecer um nome muito animador para um drink. Mas não se deixe enganar, esse drink é doce  e forte na medida e, claro, facinho de fazer.

opening

Essa é mais uma receita do Guia Internacional do Bar, livro antigo aqui de casa, e já bem rabiscado. Quando quero um drink e estou sem ideias é pra ele que eu corro. E apesar da quantidade enorme de bebidas das quais nunca ouvi falar, sempre encontro alguma coisa possível de reproduzir em casa. Dentre elas, esse tal Opening.

Segundo o próprio livro é “um coquetel clássico com sabor interessante, mas bastante doce“. Isso foi tudo que consegui descobrir sobre ele, e já vou começar discordando. Primeiro que não tenho certeza se é tão clássico assim, já que não figura entre as principais listas; E segundo que não acho que seja bastante doce, e sim doce na medida. Mas aí é questão de gosto né?

Além dessas parcas informações o que posso dizer é que o Opening deveria ser feito com Rye Whiskey, e eu tinha um Scotch não tão confiável. Pelo que entendi aqui, Scotch é feito na Escócia com várias regrinhas, Irish na Irlanda com outras regrinhas, Bourbon nos Estados Unidos e com 51% de milho, e Rye é norte-americano mas feito com 51% centeio. Agora, eu sou especialista pra conseguir diferenciar um do outro? Com certeza não. Mas eu gostei do drink do jeito que foi feito aqui em casa? Com certeza sim!

O resultado realmente é um drink docinho mas cheio de sabores. Sabe quando você dá o primeiro gole e só depois os diversos aromas começam a aparecer? É esse o caso! Então caso você entenda muito de whiskeys (me conta nos comentários!) prefira um Rye. Caso você não entenda muito, use o que você tem costume mesmo, vai dar tudo certo.

Opening – original aqui

1 dose de whiskey
10m de grenadine
10ml de vermute doce

Bata os ingredientes em uma coqueteleira cheia de gelo e sirva em um copo baixo com gelo.

——————————-

Em 2015: Bolo de chocolate e batata doce
Em 2016: Suspiros