Pudim de caramelo falso, não vai no forno!

Pudim de caramelo, individual, que não vai no forno, e com calda com truque na hora de servir! E ainda tem um ou dois truques pra transformar em outra receita…

pudim de caramelo

Pois é, essa receita parece cheia de truques, mas acho que o principal é que ela é, em sim, um pudim no truque. Normalmente eu considero pudim, um creme com base de leite e ovos que é assado em banho-maria; o resto seria variação de sabor. Só que esse creme delicioso tem base de leite e ovos mas é cozido na panela, tipo um migauzão. Mas acho sacanagem chamar essa sobremesa de mingau; a textura é muito mais próxima de um pudim de leite. Então ficamos com o pudim de caramelo falso, falso o pudim porque o caramelo é bem verdadeiro.

Verdadeiro e customizável, uma das minhas palavras favoritas na vida. A receita original usa apenas açúcar mascavo; eu usei meio a meio mascavo e refinado; e você pode usar a combinação de açúcares que preferir. O importante é deixar dourar para formar o caramelo. Mas aí também dá pra dar seu toque pessoal, eu deixei dourar bem pouco, mas dá pra deixar caramelizar bem mais e acabar com um pudim mais escuro e com sabores mais proeminentes. Vai de gosto.

pudim de caramelo

E também vai de gosto o sabor, já que pode ser pudim de caramelo mas pode ser de baunilha. Não caramelize o açúcar, apenas junte tudo pra cozinhar de uma vez e passe para 1 colher de sopa de baunilha e pronto. Prefere de chocolate? Dá pra acrescentar umas 2 colheres sopa de cacau junto das gemas e pronto. Ainda dá pra saborizar o leite com café instantâneo e conseguir um pudim de café. Já viu que vou longe né?

Então antes desse texto ficar enorme deixo só mais algumas dicas: 1 xícara de creme dá exatamente uma lata sem o soro. Mas quem tiver acesso ao creme fresco pode usar sem medo. Não aconselho muito o de caixinha, o pudim pode acabar ficando com uma textura diferente que não sei qual seria. E a calda que usei na hora de servir é a calda de sempre do pudim de leite tradicional: partes iguais de água e açúcar e fogo baixo até dourar e atingir ponto de fio, ou o ponto que você escolher. Mas dá pra usar qualquer calda que você queira, ou não usar nenhuma também.

pudim de caramelo

Pudim de caramelo – original aqui

1/3 xícara de açúcar refinado
1/3 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher chá de sal
1/4 xícara de água
1 xícara de creme de leite sem soro
1 xícara de leite
2 colheres sopa de amido de milho
2 gemas
1 ovo
45g de manteiga sem sal
2 colheres chá de essência de baunilha
sua calda favorita – vide texto acima

Misture os açucares com o sal e a água e leve ao fogo médio, e não mexa mais. Se for o caso vá limpando a lateral da panela com um pincel molhado com água, mas não mexa no açúcar até formar um caramelo. O quão escuro o caramelo depende do seu gosto; quando estiver dourado o suficiente baixe o fogo e acrescente o leite e o creme. Misture bem e deixe no fogo baixo até que a mistura volte a ficar homogênea.

Se nesse momento o açúcar empedrar não tem problema, é só continuar cozinhando que ele derrete de novo.

Enquanto isso misture o ovo, as gemas e o amido até que ele dissolva todo. Tempere essa mistura acrescentando um pouco do caramelo da panela e misturando bem para não virar ovos mexidos. Repita até que a mistura de gemas esteja morna e homogênea. Então transfira tudo de volta para a panela do caramelo e volte ao fogo médio. Cozinhe, misturando sempre, até que engrosse como um mingau. Retire do fogo, acrescente a baunilha e a manteiga e misture bem até que ela derreta totalmente. Transfira para copinhos individuais e leve para a geladeira por algumas horas. Se for deixar mais do que cerca de 4h tampe os copinhos com um filme plástico.

Antes de servir cubra com sua calda favorita. Para um calda sobre os pudins faça uma bem grossa; para uma calda que vá para o fundo do copinho faça uma calda mais líquida.

——————————

Em 2016: Massa folhada no truque