Salada de abobrinhas grelhadas

Salada de abobrinhas grelhadas, uma receita simples de fazer e com pouco ingredientes. Mas com um tempero que é pra ninguém nunca mais falar que abobrinha é sem graça…

salada de abobrinhas grelhadas

Existem épocas e épocas aqui no Cozinha. Além dos Especiais de Festa Junina, verão, inverno, Páscoa, Halloween (de longe meu favorito), e fim de ano, as receitas variam conforme o tempo e como a vida anda. Tem mês que tudo que quero fazer é cookie, ou que tô numa fase de bolos. Em janeiro desse ano essa mania de uma coisa específica estava tão forte que todos os vídeos que saíram foram de sorvetes. Sério, a gente passou o mês tomando sorvete caseiro. Bom demais… E onde entra essa salada de abobrinhas nessa história toda?

Esse mês minha mania é coisa salgada. É claro que não faltam doces por aqui mas, talvez por isso mesmo, me chamou a atenção a quantidade de coisas salgadas que eu tenho vontade de testar. Provavelmente isso vai se mostrar nos próximos posts, com um equilíbrio maior entre salgados e doces. E nessa pegada de pensar mais no almoço do que na sobremesa foi que essa salada me pegou. A foto do post original (linda por sinal), e a ideia de deixar abobrinhas um pouco mais apetitosas me conquistaram na hora. Tanto que a salada das fotos é a segunda que faço já.

Mas é claro que eu não só fazer a receita como tava no Food52 né. E, pra variar, eu acabei mexendo um pouquinho nas proporções. Aumentei um pouco a quantidade de ervas, ignorei as castanhas, e fui adaptando pro jeito de fazer daqui de casa. Acho que no final consegui uma receita adaptada e que vai se repetir algumas vezes na minha rotina. Pra quem gosta de castanhas misturadas na salada, vale usar a sugestão da original. Eles usaram nozes picadas na hora de servir, e eu acho que o sabor deve sim combinar. Mas vai da castanha que você tiver em casa e gostar mais! Depois me conta como ficou?

salada de abobrinhas grelhadas

Salada de Abobrinhas grelhadas – original aqui

200g de abobrinhas
1 colher sopa azeite
2 dentes de alho
10 folhas de hortelã
10 folhas de manjericão
2 colheres chá de vinagre branco
sal a gosto
azeite para a frigideira

Fatie as abobrinhas em rodelas de cerca de 0,5 centímetro de espessura. Unte uma frigideira com azeite e grelhe algumas fatias de abobrinhas até que fiquem douradas dos dois lados. Transfira para um prato e repita o processo com o restante de abobrinha. Não encha muito a frigideira para que a abobrinha não solte água, e unte novamente toda vez que as fatias começarem a querer grudar na frigideira. Se você estiver usando uma frigideira antiaderente, pode ignorar o azeite, ou usar apenas uma pequena quantidade para contribuir com o dourado das fatias.

Enquanto isso amasse o alho e pique as ervas. Quando tiver terminado com as abobrinhas junte na mesma frigideira, a colher de azeite, o alho, as ervas e o vinagre. No fogo médio misture esses ingredientes até o alho começar a dourar. Junte todas as fatias de abobrinha nessa frigideira e misture tudo muito bem. Sirva em seguida.

——————————
Em 2014: Frittata de abobrinha – pra vc ver como o tema se repete…