Clafoutis de Pera, nome difícil pra receita fácil

Clafoutis de pera é um misto de torta com pudim, e com peras perfumadas no rum, que acaba por fazer uma sobremesa maravilhosa. Mas que fica ótimo quando roubado da geladeira no meio da tarde também…

clafoutis de pera

Primeiro, o que é um Clafoutis? É uma receita francesa de uma espécie de creme que é assado cheio de fruta até ficar firme e então é servido com açúcar. Inclusive, já vi por aí que o nome seria uma corruptela de um tal verbo clafir, que significaria encher; tipo encher a massa de frutas. Só que eu não acho esse tal verbo em lugar nenhum. Talvez seja francês antigo, talvez eu não saiba muito da língua, ambas tem boas chances…

De qualquer forma, o mais comum é o clafoutis ser “recheado” com cerejas inteiras, com caroço e tudo. Mas quando achei essa receita eu estava atrás de algo para usar umas peras que estavam dando sopa na fruteira. E encontrei uma receita de clafoutis de pera da Julia Child! Passei a precisar experimentar a partir daquele momento, mesmo a receita vindo de segunda mão através do Chew Out Loud.

Acabei fazendo alguns pequenos ajustes, e não posso dizer com certeza o quanto eles se assemelham a receita original da Julia. Mas acabei reduzindo um pouco o açúcar da cobertura, e usando 3 peras no lugar de 3 xícaras de peras. E usei rum como birita para macerar as peras. Use a birita que você achar que combina mais; ou a que tiver em casa, já que eu acredito que peras combinam com quase qualquer coisa. No final o aroma das peras é o que ressalta em toda a receita, até porque a massa é muito suave, tanto em sabor quanto em textura. Aliás, pra quem não gosta de canela, ou não tem noz moscada em casa, ambas podem ser ignoradas. É claro que elas dão um toque de sabor na massa, mas eu aposto que seu clafoutis de pera vai ficar muito gostoso sem essas especiarias também.

clafoutis de pera

Clafoutis de Pera – original aqui

3 peras grandes
1/4 xícara de rum
1/3 xícara de açúcar

1 1/4 xícara de leite
1/3 xícara de açúcar
3 ovos
1 colher sopa de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 colher chá de canela
1/2 colher chá de noz moscada
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de raspas de limão

3 colheres sopa de açúcar para polvilhar

Descasque e fatie as peras, retirando o miolo de cada uma. Misture com o 1/3 de xícara de açúcar e o rum e deixe descansar por 1 hora. Passado esse tempo drene o líquido que se formou e deixe as peras escorrendo em uma peneira, ou escorredor.

Não precisa jogar o líquido fora, é um xarope bem versátil que pode molhar bolos ou servir de ingrediente para drinks, por exemplo.

No liquidificador, bata todos os outros ingredientes, exceto o açúcar para polvilhar, na ordem em que aparecem na receita. (regra da Julia e não sou eu que vou discutir, mas o intuito é bater tudo direitinho) Unte uma forma redonda (entre 20-23cm) com manteiga e apenas cubra o fundo da forma com a massa. Leve ao forno, aquecido a 200C, apenas até que a massa não esteja mais líquida. Retire a forma do forno, cubra com o restante da massa e então cubra com as peras. Volte ao forno e asse até que doure. Espere esfriar e então cubra com as 3 colheres de açúcar.

——————————
Em 2014: Biscoito 123
Em 2016: Biscoito Xadrez