Olhos de almôndegas – especial de Halloween

Olhos de almôndegas com queijo para assustar nesse Halloween! Ou apenas almôndegas recheadas se dia das bruxas não é sua praia…

olhos de almôndegas

Independente da apresentação que você escolher, essa é uma receita que fica uma delícia! E olha que eu nem falei de todos os jeitos de servir essas almôndegas… Pra começar, os olhos de almôndegas que eu escolhi para esse Halloween. Eles não precisam ser perfeitos, então não se preocupe com a simetria de cada um nem nada do tipo. Também não precisa investir toda a manhã cortando o queijo milimetricamente redondo. É que ele vai derreter de qualquer forma e ficar assim, meio esquisitão. Lembra que essas receitas temáticas são mais sobre se divertir na cozinha (e na hora de comer) do que em fazer um cenário pra Hollywood.

Agora, você também pode ignorar a parte “olhos” do nome e fazer almôndegas fechadas, mas ainda recheadas com o queijo e as azeitonas. Fica muito gostoso também e não vai assustar ninguém. Ainda nas mudanças, dá pra alterar todos os temperos da receita sem problema nenhum. Eu usei os mesmo da receita original pra experimentar, e acabei gostando bastante, do sabor e da praticidade. Mas você pode usar a mesma receita da múmia de carne moída; ou apenas trocar para os temperos que você tem costume de usar nas almôndegas que faz em casa (se for o seu caso).

Ainda na área de mudanças, não preciso nem falar que não precisa usar azeitona caso não goste né? Se for fazer almôndegas fechadas é só ignorar a azeitona mesmo e pronto. Mas se você ainda quiser fazer os olhos de almôndegas pode tirar a azeitona e, na hora de servir faz a pupila com ketchup, ou qualquer molho que você preferir.

olhos de almôndegas

Olhos de Almôndegas – original aqui

500g de carne moída – sua favorita
1 ovo grande
1/4 xícara de farinha de rosca
sal a gosto
1 colher chá de ketchup
1 colher chá de mostarda
queijo mussarela em pedaço
azeitonas sem caroço – recheadas ou não

Misture a carne moída com o ovo, o ketchup e a mostarda e a farinha de rosca. Adicione o sal, misture bem e prove para ver se precisa de mais. Se a massa estiver meio mole, deixe cerca de 30min na geladeira; se já estiver em um ponto bom para modelar comece a montar os olhos.

O objetivo é fazer rosquinhas de queijo, ou seja, esferas ou cilindros com um buraco no meio, pouco maiores que uma azeitona. Corte cada azeitona ao meio e coloque uma metade dentro de cada pedaço de queijo.  Por fim, modele as almôndegas e coloque um pedaço de queijo com azeitona bem no meio, formando finalmente os olhos de almôndegas. Em uma assadeira leve ao forno quente (230C) até que a carne asse.

——————————
Em 2014: Sangria
Em 2016: Cachorro Quente Canibal