Tortinhas de geleia – especial de Halloween

Tortinhas de geleia de amora, ou a sua geleia favorita, em formato de Jack Lanterna pra todo mundo conseguir fazer!

tortinhas de geleia

E pode já começar dando tiro no pé? Dá pra você fazer isso com qualquer massa de torta que dê pra abrir com rolo, e com qualquer recheio. Então não, não precisa seguir a receita que eu vou deixar no final do post. Você pode improvisar suas tortinhas de geleia com o que tiver na geladeira. E isso é ótimo! Inclusive, se for o seu caso, por favor, deixa um comentário me contando como você fez!

Agora, pra quem não tá afim de improvisar tem receita bem explicadinha no final da página. Receita testada e tudo mais, e que até já apareceu por aqui. É que pra massa eu preferi usar uma massa que eu já conhecia bem e tenho certeza de que é bem maleável: a massa da torta de pêssegos. Ela é simples, mantém bem a forma recortada e combina com qualquer recheio.

E falando no recheio, não tem muito segredo com ele. Eu usei geleia de amora porque gosto e porque a cor dá um contraste bonito com a massa, ressaltando ainda mais a carinha do Jack Lanterna. Mas, de novo, qualquer geleia vai funcionar bem nessa receita. Por aqui já tivemos geleia de goiaba que é um clássico; de pimenta, que é ótima pra dar um susto nos convidados; e a própria geleia de amora!

Uma última dica: eu pincelei as tortinhas com o meio ovo que sobra da massa da torta, mas isso não é imperativo. Se você preferir um contraste maior ainda entre a massa e o recheio pode deixar sem pincelar para que as tortinhas não dourem tanto.

tortinhas de geleia

Tortinhas de geleia

1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
50g de manteiga gelada em cubos pequenos
1 ovo
cerca de 5 colheres sopa de água gelada
geleia de amoras – receita aqui

Misture a farinha com o sal e a manteiga, formando uma farofa. Em uma vasilha separada, quebre o ovo e misture até ficar homogêneo. Acrescente metade do ovo na massa e reserve a outra metade. Misture a massa, acrescentando a água gelada aos poucos, até conseguir que ela fique coesa. Embrulhe em plástico e leve para a geladeira por 30min.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada e corte vários círculos. Em metade deles corte a carinha do Jack Lanterna. Eu fiz o primeiro a mão livre e usei como molde para os outros, mas você pode usar um molde pronto, ou de papel também. Coloque uma colherada no centro de um círculo inteiro e cubra com um círculo com a carinha cortada. Com um garfo aperte toda a borda das massas, juntando as duas, como se faz com um pastel. Transfira a tortinha para uma assadeira e repita com toda a massa e a geleia.

Leve a assadeira para a geladeira por mais 15min; e enquanto isso deixe o forno já ligado a 200c para ir aquecendo. Pincele as tortinhas com o meio ovo restante e leve para o forno. Asse as tortinhas até que dourem e espere amornar antes de servir.

——————————
Em 2014: múmias de salsicha