Sorvete de chocolate com brownie

Sorvete de chocolate com brownie em pedacinhos espalhados por todo o pote, e acompanhados de castanha de caju picadinha. Agora pode vir verão!

sorvete de chocolate com brownie

Essa receita foi daquelas que, assim que eu bati o olho, eu sabia que ia acabar experimentando. E isso tem quase um ano. Só que a vida foi acontecendo, o frio chegou e passou, outras receitas entraram na frente… E só agora que consegui experimentar o tão sonhado sorvete de chocolate com brownie. E que pena que demorou tanto, porque o sorvete é uma delícia.

Começando pela massa. Por aqui já tivemos o sorvete básico de chocolate, um dos mais fáceis de fazer que já postei aqui. E também já tivemos o sorbet de chocolate, pra quem não pode com lactose. Mas essa receita ganha em termos de riqueza da massa. Além do chocolate em pó também usei chocolate em barra. E o creme base ainda leva gemas, creme e mel; tudo pra garantir a cremosidade. Aliás, se você quiser só um sorvete de chocolate, simples assim, essa também é uma receita ótima!

Se você quiser um sorvete de chocolate rápido, ou com poucos ingredientes ainda indico a receita mais antiga. Eu gosto de ter as duas receitas anotadas, e usar a que se encaixar melhor na ocasião.

sorvete de chocolate com brownie

Agora esse sorvete leva o nome “…de chocolate com brownie” por um excelente motivo: pedacinhos do brownie espalhados por toda a massa. Eu usei o brownie sobrenatural e gostei bastante do resultado. Depois do tempo no congelador eles ficaram bem firmes, quase congelados, mas não viraram pedras na massa. Isso aconteceu porque esse em específico tem uma textura bem leve e úmida. Mas é claro que você pode usar a receita de brownie que você quiser!

E ainda falando em mudanças, eu coloquei pedacinhos de castanha de caju porque meu brownie não tinha nenhuma castanha. Mas, se você escolher um que já tenha uma crocância, vale ignorar essa parte da lista de ingredientes numa boa.

Agora a mudança mais importante: a sorveteira. Quem tem já sabe como funciona né? Agora quem não tem, pode fazer esse sorvete usando o banho-maria invertido. Você pega uma vasilha que caiba todo o creme do sorvete com bastante folga, e coloca dentro de uma vasilha maior, em que ela caiba com bastante folga. Enche a vasilha grande com gelo e água, e a vasilha pequena com o creme de chocolate. E aí, com uma batedeira de mão ou um mixer, bate a massa até que o sorvete se forme. Eu gosto de deixar gelo extra no congelador pra caso demore a conseguir dar textura ao sorvete. É só tirar um pouco da água da vasilha grande, colocar mais gelo e seguir batendo. E cuidado pra não cair água no seu sorvete, claro.

Animou a comprar uma sorveteira? Nesse link tem a mesma que eu uso, e o link afiliado ajuda o CozinhaRoman a comprar ingredientes para novas receitas. 😉


Sorvete de Chocolate com Brownie – original aqui

1 1/4 xícara de creme de leite sem soro – 1 lata
1 3/4 xícara de leite
1/2 xícara de chocolate em pó
1/3 xícara de açúcar
1/4 xícara de mel
4 gemas
1 pitada de sal
150g de chocolate meio amargo
1 1/2 xícara de brownie em pedacinhos – usei esse aqui
1/4 xícara de castanhas de caju

Em uma panela, fora do fogo, junte as gemas com o sal, o açúcar e o chocolate em pó. Misture bem para dissolver tudo e então acrescente o leite, o creme e o mel. Leve ao fogo baixo e continue mexendo até que comece a ferver e engrossar. Acrescente então o chocolate meio amargo e deixe cozinhar, ainda mexendo, até formar um creme. Transfira para uma vasilha com tampa e leve para a geladeira por 4h.

Depois de gelado, transfira o creme para uma sorveteira ou para um banho-maria invertido*, e bata até formar o sorvete. Então transfira 1/3 do sorvete para uma vasilha, com tampa, que possa ir a congelador. Cubra com parte do brownie e parte das castanhas, mais 1/3 de sorvete, mais brownie e mais castanhas. Cubra com o restante do sorvete e ainda coloque alguns pedacinhos de brownie e um pouco de castanhas por último. Leve ao congelador por mais 4h antes de servir.

*eu explico melhor o que é o banho-maria invertido no texto acima da receita

——————————
Em 2015: Pavê de Sonho de Valsa
Em 2017: Queijo feito com coalho