Sorbet de chocolate – sem lactose

Sorbet de chocolate, com um sabor forte de chocolate, inacreditavelmente cremoso e leve. E pra quem tem intolerância ou alergia: sem nada de lactose!
sorbet de chocolate

Qual a diferença de sorbet, sorvete, gelato? E o semifredo onde entra na história? E o que é sherbet? E foi assim que eu comecei esse especial de verão, cheia de dúvidas! Então vamos as explicações, mesmo que básicas:

Sorvete é feito a base de leite, pode ou não levar ovos, mas normalmente leva creme e bastante açúcar.

Gelato é tipo sorvete, mas feito com ingredientes frescos. Costuma ser mais denso por ter menos ar incorporado, e a saborização não pode ser feita com pastas artificiais.

Semifredo é parecido com os dois anteriores, mas menos gelado. O próprio nome quer dizer meio congelado e a textura parece uma mousse congelada. Normalmente leva ovos na composição.

Sorbet seria um sorvete sem leite. É basicamente água, açúcar e saborizantes, congelados e batidos. Pode ter uma consistência mais de raspadinha ou mais cremosa. E sorbet de chocolate é a receita de hoje.

E por último o sherbet, que é uma bagunça! Cada país usa essa palavra para se referir a um tipo diferente de coisa, podendo ser um sorbet, um sorbet com um pouco de leite, uma bebida espumante ou até um drink com frutas.

Fiquemos com o sorbet de chocolate então! Ele não lembra o sorvete de chocolate que se encontra no mercado de forma alguma. Textura, sabor e aroma são diferentes, mas isso é ótimo! A primeira vista a impressão é que vai ser uma raspadinha dura e sem graça. Mas o sorbet derrete na boca, deixando um sabor forte de chocolate e ainda assim docinho. Ótima opção pra ter no congelador, principalmente se tem alguém intolerante a lactose por perto!

Fiz poucas alterações na receita mas elas acabam sendo importantes: troquei o cacau em pó por chocolate em pó. A princípio isso não é um problema, apenas é preciso ajustar as proporções. Mas isso porque meu chocolate é apenas cacau em pó misturado com açúcar, sem nada de leite em pó. Por isso fique de olho na embalagem pra ter certeza sobre o seu. Na dúvida troque as quantidades da receita por 2/3 xícara de cacau e 1 xícara de açúcar. E o mesmo vale pro chocolate amargo, tenha certeza que é um sem lactose.

Última mudança, dessa vez involuntária: usei vodka no lugar de Kahlua. E fiz isso só porque não tinha mais o licor em casa. A verdade é que qualquer bebida alcoólica vai ajudar na cremosidade da receita; e por isso mesmo ela é opcional. Mas se tiver kahlua em casa use, o sabor ele combina muito bem com chocolate. Se não tiver e quiser, aqui já teve receita de kahlua caseiro!

Sorbet de chocolate – original aqui

1 1/3 xícara de chocolate em pó*
1/3 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres chá de café instantâneo
75g de chocolate amargo picado*
2 1/4 xícara de água
1 colher chá de essência de baunilha
2 colheres sopa de vodka – opcional

*detalhes no texto acima

Junte todos os ingredientes, exceto a baunilha e a vodka, em uma panela e leve ao fogo médio. Cozinhe apenas até que tudo dissolva e o resultado seja um líquido homogêneo. Retire do fogo e junte a baunilha e a vodka, misturando bem.

Com sorveteira: leve para a geladeira por algumas horas, até ficar bem gelado e então leve para a sorveteira (que já está gelada, pronta pra usar). Depois de cerca de 30min o sorbet já deve estar cremoso. Transfira para uma vasilha e leve (tampado) para o congelador por algumas horas antes de servir.

Sem sorveteira: leve a mistura para o congelador até começar a congelar. Então prepare um banho maria invertido com água e gelo na vasilha de baixo. Transfira a mistura quase congelada para a vasilha de cima e bata com uma batedeira até conseguir uma consistência mais cremosa. Transfira para uma vasilha com tampa e leve ao congelador por algumas horas antes de servir.

Independente do método utilizado esse sorbet derrete bem fácil, então não precisa tirar do congelador antes de servir.