Pavê de caramelo com biscoito de chocolate

Pavê de caramelo, com uma camada generosa de biscoito de chocolate, pra provar que a simplicidade pode valer a pena!

pavê de caramelo

A prova de que poucos ingredientes podem fazer uma receita incrível, esse pavê de caramelo é um pouco mais simples do que normalmente encontramos. A maioria dos pavês que conheço tem pelo menos 2 cremes diferentes, separados por fruta, biscoito ou bolo; e alguns ainda contam com uma cobertura finalizando. Então, esse tem um creme de caramelo e biscoitos de chocolate. Pra ninguém me chamar de preguiçosa eu encharquei os biscoitos com café…

Tá, mas de onde veio essa ideia? Da minha cabeça mesmo, e de um pacote de rosquinhas de chocolate que tava no armário. Lembrei do bolo de chocolate com recheio de caramelo e pensei que realmente essa é uma combinação de sabores que eu adoro. Então fui de melhor opção de sobremesa pra esses tempos de verão: pavê. Só que eu não queria complicar a minha vida, então resolvi fazer o pavê mais simples, com um único creme, intercalado pelo biscoito. É a mesma técnica o pavê de panetone do ano passado, só que com sabores bem diferentes.

O creme de caramelo é apenas uma adaptação do creme de confeiteiro, com o açúcar caramelado logo no início. Já os biscoitos são umas rosquinhas de chocolate simples, sem recheio nem cobertura. Mas é claro que você pode usar o biscoito que preferir, inclusive o seu biscoito recheado favorito, com ou sem recheio. Eu acredito que sem o recheio é melhor pra evitar ficar muito doce, mas gosto é gosto e o seu pavê devia seguir o seu…

O mesmo vale pra cobertura, eu preferi usar o mesmo biscoito do recheio, apenas esfarelado. Ainda focando na simplicidade. Mas vale raspas de chocolate ou um granulado se você preferir. E a regra também se aplica ao café. Coado adoçado, expresso sem açúcar, forte, fraco, o que você preferir. Eu usei coado forte mas adoçado e deu certo, e de novo: siga seu gosto.

pavê de caramelo

Pavê de caramelo

1 xícara de açúcar refinado
3 gemas
1/3 xícara de amido de milho
1litro de leite
50g de manteiga sem sal
100ml café – veja mais no texto
300g de biscoito de chocolate sem recheio

Em uma panela grande leve o açúcar ao fogo médio e deixe derreter e ficar dourado. Pode mexer sem preocupar se vai cristalizar ou não. Quando todo o açúcar estiver dourado desligue o fogo e junte a manteiga. Misture bem e deixe amornar.
Enquanto isso misture o amido com as gemas até ficar um creme homogêneo. Junte metade do leite, aos poucos, e misture bem. Junte a outra metade do leite com o açúcar, na panela, e misture novamente. Caso o açúcar empedre não tem problema. Em seguida transfira o leite com amido pra panela também e volte pro fogo, dessa vez baixo. Agora é só mexer em fogo baixo até cozinhar e formar um creme de caramelo, que sozinho assim já é uma delícia.

Pra montar o pavê transfira metade do creme para uma travessa (usei 20x30cm com quase 10cm de altura). Separe 75g dos biscoitos para a cobertura, o restante você vai molhando no café e arranjando sobre o creme na travessa, deve dar uma camada dupla de biscoitos. Cubra com o restante do creme, e esfarele os biscoitos reservados por cima. Leve para gelar por pelo menos 4h antes de servir.

Dica: como vai pra geladeira, a cobertura de biscoito acaba ficando murchinha. Se quiser uma cobertura crocante deixe pra esfarelar os biscoitos por cima do pavê logo antes de servir.

——————————
Em 2015: Bolo com pêra