Sorvete Hokey Pokey, ou creme com caramelo

Hokey Pokey, um sorvete de creme cheio de pedacinhos de caramelo aerado. E de lambuja uma das receitas mais fáceis do mundo pra fazer sorvete!

sorvete hokey pokey

Então começando do começo, o que diabretes é Hokey Pokey? A melhor resposta pro post de hoje é que esse é um sabor de sorvete da Nova Zelândia que consiste em massa de sorvete de baunilha cheia de pedacinhos de caramelo tipo honeycomb. Parece que esse sabor de sorvete é uma coisa bem típica por lá, aquele tipo de comida que você considera a cara do seu país, sabe?

Se você não tem ideia do que é honeycomb, é um caramelo aerado que eu ensinei a fazer nesse post.

Hokey Pokey também é como os neozelandeses chamam o tal caramelo aerado. E também foi por muito tempo uma gíria pra sorvete mas em outras partes do mundo: Nova York e Inglaterra. Mas antes que isso vire aula de história, deixa eu contar como eu resolvi adaptar esse sorvete do outro lado do globo pra essa cozinha mineira.

sorvete hokey pokey

Consegui encontrar muitas receitas diferentes, e a única coisa que todas tinham em comum era que o sorvete levava baunilha. Então resolvi trazer pra cá uma das receitas de sorvete mais fáceis que eu conheço, mas que quase nunca faço: 3 leites. Leite condensado, creme de leite e leite e mistura tudo. É só isso mesmo de ingrediente? Pode ser, ou pode dar uma incrementada. O lado bom dessa receita é que você pode adaptar pra tudo quanto é tipo de sabor, é só saborizar o leite e pronto.

O lado ruim é que esse sorvete é extremamente instável, então ele derrete muito fácil. Se você pretende tirar fotos dele, esse lado ruim fica gigantesco. Mas se você pretende apenas se deliciar, o lado ruim fica insignificante. É claro que você pode fazer um sorvete hokey pokey com qualquer outra receita de sorvete de creme. Algumas que eu encontrei até falavam em comprar o sorvete pronto e só misturar o honeycomb. É uma ideia, caso você apenas queira experimentar o sabor. Mas eu ainda prefiro sorvete caseiro.

Última coisa? A vodka. Pode ser vodka, rum, gin, pinga, qualquer bebida alcoólica forte. A vodka é uma boa opção porque não acrescenta sabor, já que a ideia é só aumentar a cremosidade. E, por isso mesmo, ela é opcional; então se você não tem birita em casa, ou não sente segurança em oferecer pra alguém um sorvete feito com bebida, pode pular essa parte sem medo!

Sorvete Hokey Pokey

1 lata (395g) de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara de leite
1-2 colheres sopa de vodka – veja texto acima
1 colher chá de essência de baunilha
1/2 xícara de honeycomb picado – receita aqui

Misture todos os ingredientes, exceto o honeycomb, e deixe rodar na sorveteira até pegar consistência de sorvete. Se não tiver sorveteira faça um banho-maria invertido, com uma vasilha cheia de água e gelo e uma batedeira de mão.

Quando o sorvete estiver no ponto misture os pedacinhos de honeycomb e transfira para uma vasilha que possa ir pro congelador. Se quiser reserve alguns pedacinhos para colocar no topo do sorvete. Tampe e leve para o congelador por pelo menos 5h antes de servir.

——————————-
Em 2015: melancia shots
Em 2017: nhoque de beterraba