Nhoque de Beterraba, nhoque da fortuna pro verão

Sim, nhoque de beterraba, e sim, deu certo! Eu já tinha visto nhoques de outros sabores além do tradicional de batata, mas confesso que a beterraba me gerou muitas dúvidas. É que eu não consigo visualizar a beterraba gerando um purê com liga. E isso é porque não dá mesmo. É aí que entra a batata da receita.
nhoque de beterraba

Dupla perfeita tá: a batata dá a liga necessária pra formar a massa, e a beterraba entra com sabor e cor. Além delas, a receita segue mais ou menos a de um nhoque tradicional: ovo, farinha e tempero. E, como em qualquer nhoque, é bom ficar de olho na quantidade de farinha. Melhor deixar a massa meio molenga e modelar na colherada, como eu fiz, do que acabar com um nhoque de beterraba mas com sabor de farinha.

Agora, enquanto o nhoque tradicional é cozido num panelão cheio de água salgada, esse é frito na frigideira com manteiga e azeite. A original da Sweet Paul Magazine é com manteiga noisette e sálvia. Não tenho as intimidades com manteiga noisette e não tenho sálvia*. Isso não é motivo pra não fazer a receita, não é mesmo?

Aqui o nhoque foi frito numa mistura de azeite com manteiga e servido sequinho num dia muito quente. Você também pode servir com o molho que quiser. Ou cozinhar os nhoques em água fervente. Ou cozinhar/fritar e então congelar. Agora que você já tem tantas opções escolha a sua favorita e bora pra cozinha!

*Sabe quando você compra o pacote de sementes de sálvia e no lugar nasce espinafre? Pois é, eu sei…
nhoque de beterraba

Nhoque de beterraba – original aqui

450g de batatas
225g de beterrabas
1 xícara de farinha de trigo
1/4 colher chá de sal
1 ovo pequeno
manteiga e azeite para dourar*

*também vale usar só manteiga (fica mais pesado) ou só azeite se quiser

Asse as batatas e as beterrabas inteiras e com casca até que fiquem macias. Processe as duas juntas e depois amasse com um garfo até dar liga. Deixe resfriando na geladeira por pelo menos uns 40min, isso vai ajudar a massa a ficar mais firme.
Junte o sal e o ovo e misture até ficar homogêneo. Então vá adicionando a farinha aos poucos até formar uma massa. O ideal é colocar o mínimo de farinha possível para não atrapalhar o sabor, então essa massa fica com uma textura parecida com massa de pão de queijo, meio molenga mesmo. Se quiser modelar com as mãos igual nhoque tradicional daí é preciso mais farinha.
Esquente uma frigideira com um pouco de manteiga e azeite e, usando duas colheres, modele bolinhas de massa. Doura cada nhoque dos dois lados até que cozinhe.
Você pode servir sequinho ou com o molho da sua preferência.

Também dá pra cozinhar, como faz com o tradicional: esquente uma panela com água e sal e modele os nhoques da mesma forma. Delicadamente coloque cada um na água e deixe cozinhando até que comece a boiar.

Pode congelar? PODE. Tanto o frito quanto o cozido podem ser congelados. Depois é só esquentar direto no molho, ou na frigideira se for comer sequinho.

——————————
Em 2015: Melancia shots

 

 

Salvar

Salvar

Salvar