Rocambole de laranja, ou seria torta de laranja?

Rocambole de laranja, uma massa úmida, doce e aromática que em outras terras recebe o nome de torta de laranja.

rocambole de laranja

Na verdade foi esse o único nome que eu vi por aí, mas eu já tenho problemas suficientes tentando distinguir as várias outras sobremesas que recebem esse nome. Tem quem chame pastelões de tortas; eu já vi muito pavê e muito bolo recheado ganhando esse nome também. E sempre tem as tarteletes que são mini tortas. Então vou estabelecer que nessa cozinha, massa enrolada é rocambole.

Portanto aqui nessa Cozinha a portuguesa torta de laranja passa a ser rocambole de laranja. Combinamos que na sua cozinha você dá o nome que quiser e a felicidade geral fica estabelecida? Ótimo! Principalmente porque essa receita é daquelas que todo mundo deveria poder provar um dia! A textura lembra um pudim um pouco mais firme, o que faz total sentido dada a quase ausência de farinha de trigo. Eu ainda cheguei a triplicar a quantidade de farinha da receita original e ainda assim a massa ficou leve e úmida.

rocambole de laranja

Ainda falando em mudanças, eu não ousei diminuir a quantidade de ovos (apesar de ter assustado quando li a receita a primeira vez), mas ainda assim fiz umas modificações. Ou não, porque na verdade eu não tinha o tamanho da forma onde deveria assar esse rocambole de laranja. Gravei o vídeo usando a forma que uso para outro rocambole (de pão de ló), mas ela acabou sendo muito grande. O resultado foi uma massa muito fina que ficou difícil de enrolar. Então na receita abaixo deixei medidas que eu acredito vão dar uma massa mais gordinha e fácil de manusear.

Por último, a cor vai variar bastante dependendo das laranjas e os ovos. Pode ser que seu rocambole de laranja fique mais claro ou mais laranjão, mas o sabor continua o mesmo.

Rocambole de Laranja  – original aqui

2 xícaras de açúcar refinado
1 colher sopa de farinha de trigo
8 ovos
raspas de 2 laranjas
100ml de sumo de laranja
80g de manteiga

Prepare uma forma de cerca de 30x35cm (tem mais informações no texto acima), untando a forma, forrando com papel manteiga, e então untando o papel. E ligue o forno, a 180C, para ir aquecendo.

Derreta a manteiga e deixe amornar. Enquanto isso, em uma vasilha grande, misture o açúcar e a farinha com os ovos. Comece a bater e, quando essa mistura estiver homogênea e espumando, continue batendo e vá adicionando as raspas, a laranja e a manteiga. Bata até que tudo esteja bem incorporado e então transfira para a forma preparada. Leve para o forno aquecido, até que a massa não esteja mais líquida. Por aqui demorou 1h, mas esse tempo é variável, e a massa não precisa ficar seca como um bolo, e nem dourar.

Enquanto a massa assa estique sobre a bancada um pano de prato, maior que a forma usada, e polvilhe açúcar sobre ele. Assim que retirar a forma do forno vire sobre o pano com açúcar. Se estiver em dúvida se a massa caiu ou não no pano, é só dar umas batidinhas no fundo da forma para garantir. Retire a forma e, com cuidado e uma espátula ou faca, retire o papel da massa. Com a ajuda da mesma espátula e do pano comece a enrolar a massa, partindo do lado mais curto. Quando a massa estiver toda enrolada deixe descansar, ainda com o pano envolta, até que ela esfrie um pouco. Se quiser uma massa mais firme você pode leva-la para a geladeira nesse ponto, ainda enrolada no pano. Com ela já fria é só retirar do pano e transferir para uma travessa e fatiar para servir.

——————————-
Em 2017: Tootsie Rolls