Rocambole de cenoura

Rocambole de cenoura que lembra o sabor do nosso bolo de cenoura mas com uma textura totalmente diferente!

rocambole de cenoura

Pensando um pouco sobre isso tudo, um rocambole típico brasileiro, com textura de bolo, feito com cenoura e recheado com brigadeiro deve ser uma delícia! Mas não é essa a receita de hoje. Essa vem de Portugal e, por lá, ganha o nome de torta de cenoura!

E eu já pincelei essa discussão no post do rocambole de laranja, também uma receita portuguesa: um monte de coisa diferente ganha o nome de torta, dependendo do lugar do mundo onde se está. Aqui no cozinha tortas são caçarolas ou aquela montagem tradicional de massa crocante que tem um recheio cremoso (ou não) e possivelmente uma cobertura. Tipo a torta de limão, sabe? Por isso, aqui, essa receita ganha o nome de rocambole de cenoura. Mesmo não tendo recheio.

Porque sim, esse rocambole não é recheado! E nem precisa. A textura dele é muito mais úmida que do pão de ló que a gente tem costume. Então quando a gente enrola a massa e põe pra gelar ele fica lembrando muito mais um pudim, na textura. Mas com gostinho de bolo de cenoura… E foi por isso que resolvi acrescentar uma cobertura nele.

rocambole de cenoura

A receita original não tem cobertura nenhuma. E quando a gente come a massa pura percebe que não precisa mesmo. Mas quando a gente prova com a cobertura também percebe que ela não faz mal nenhum! Eu escolhi fazer a calda de chocolate basicona aqui do Cozinha, e com chocolate meio amargo porque o rocambole em si já é bem docinho. Mas claro que você pode usar chocolate ao leite, misturar os dois, ou usar outra cobertura que preferir.

Por último, uma dica quanto ao forno: eu fiquei com medo de assar demais e ficou um pouco difícil enrolar. Na dúvida é melhor deixar uns 5min a mais e deixar secar direitinho, mas sem deixar dourar. Não precisa preocupar em acabar com um rocambole ressecado, o açúcar usado pra enrolar acaba hidratando um pouco mais a massa.

PS: depois da última dica, uma confirmação: a receita tá certa e é só isso mesmo de farinha. É essa proporção aparentemente estranha que garante a textura diferente dele.

rocambole de cenoura

rocambole de cenoura

Rocambole de Cenoura

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 450 g cenoura
  • 50 ml suco de laranja
  • 6 ovos
  • 1 xícara açúcar refinado
  • 1/2 xícara farinha de trigo
  • 1 colher chá fermento químico
  • açúcar refinado para o pano
  • 100 g chocolate meio amargo
  • 2 colheres sopa leite
  • 1 colher sopa manteiga

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C pra ir aquecendo e prepare uma assadeira de cerca de 25x40cm: unte com óleo, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
  • Descasque e fatie as cenouras. Bata no liquidificador com o suco de laranja até formar um purê e não ter mais nenhum pedaço do legume. Se ficar pesado demais pro liquidificador junte 1 dos ovos pedidos na receita no liquidificador para umedecer mais.
  • Em uma vasilha bata os ovos até espumar. Adicione o açúcar e bata bem até ele dissolver. Então junte o fermento e a farinha e misture bem. Por fim junte o purê de cenoura e misture até conseguir um creme homogêneo.
  • Transfira para a forma preparada e leve ao forno por cerca de 25min até assar completamente mas antes de começar a dourar. Enquanto assa prepare um pano polvilhando ele todo com açúcar.
  • Assim que retirar o rocambole do forno vire sobre o pano com açúcar. Retire a assadeira e deixe amornar apenas o bastante pra conseguir manipular sem queimar as mãos. Retire o papel e comece a enrolar a massa sobre si mesma, com a ajuda do pano. É sem recheio mesmo. Depois de enrolar o rocambole, enrole o pano em volta dele, apertando ligeiramente para manter o formato. Leve para gelar.
  • Enquanto o rocambole gela prepare a cobertura: junte os ingredientes em uma vasilha e leve ao micro-ondas, mexendo a cada 10seg, até tudo derreter e formar um creme homogêneo e brilhoso. Se quiser, pode fazer isso no banho-maria também. Deixe esfriar, mas não gelar, antes de usar.
  • Transfira o rocambole para o prato em que for servir, deixando a emenda pra baixo. Cubra com a cobertura de chocolate e volte pra geladeira, por mais 30min pelo menos, antes de servir.

—————————–
Em 2016: Pão Natural
Em 2018: Ovos de Codorna temperados