Torta de maçã com bacon e massa com queijo

Torta de maçã com bacon em pedacinhos e uma massa que leva queijo parmesão, e a prova de que combinações inusitadas podem dar muito certo.

torta de maçã com bacon

Porque, apesar do bacon e do queijo, eu estou falando de uma sobremesa e não do almoço. E se você está fazendo cara feia nesse momento, pode parar por aí. O resultado é uma delícia! Eu deveria falar mais sobre como o queijo na massa equilibra a doçura do recheio, e como o fato de usar parmesão fresco (e não o de pacote) ajuda a deixar o sabor muito mais suave. Mas eu vou finalizar esse argumento com a lembrança mineira de “queijo minas + doce de compota”. Pense nessa torta como uma compota de maçã dentro de uma massa de queijo.

A receita original usa cheddar, mas eu acho o sabor do cheddar que encontro por aqui muito forte; por isso escolhi o parmesão ralado na hora para substituir. Não aconselho usar queijos moles, como mussarela, porque isso pode comprometer a textura da massa.

Agora a parte que pode assustar muita gente: bacon na torta doce. Gente, bacon com açúcar combina muito bem! E os leitores mais antigos vão lembrar do brownie de chocolate com bacon caramelizado, uma delícia das delícias que me animou muito a experimentar essa torta. A combinação maçã com bacon tem os sabores equilibrados, e o açúcar meio que junta todo mundo na mesma dança. O segredo é só não fritar o bacon demais. É que se você deixa ele crocante antes de colocar na torta, quando vai pro forno ele acaba ficando muchibento, meio chato de mastigar. Apenas doure ligeiramente e ele vai ficar macio, no ponto ideal para você conseguir uma torta de maçã com bacon e não com sola de sapato.

Ainda no assunto bacon, ele também foi uma substituição, apesar de mais leve. A original usa bacon canadense, e eu usei um comum mesmo. Use o que você achar mais gostoso.

Por último, uma dica extra. A maçã ainda solta muita água, então a parte de baixo da massa não fica crocante. Por aqui a turma gostou dessa mistura de texturas. Se você já sabe que não gosta, uma dica é pincelar o fundo da massa com uma clara 5 minutos antes de colocar o recheio, isso vai isolar a massa e diminuir a chance de embatumar.

torta de maçã com bacon

Torta de maçã com bacon – original aqui

Massa:
1/2 xícara de água
1/2 xícara de gelo
2 colheres chá de vinagre branco
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de açúcar
200g de manteiga gelada
1 xícara de parmesão ralado

Misture a água, o gelo e o vinagre e deixe na geladeira. Misture a farinha com o açúcar; acrescente a manteiga, picada em cubos, e mistura até formar uma farofa. Não desmanche a manteiga totalmente. Acrescente o parmesão e misture ligeiramente. Por fim, vá adicionando a água gelada, aos poucos, e misturando. Assim que conseguir formar uma massa coesa não precisa  colocar mais água, nem misturar mais . Divida a massa em duas partes, embrulhe com plástico e deixe na geladeira por 1 hora. Junte qualquer massa que tenha sobrado com o outro pacote que está na geladeira.

Recheio:
1 xícara de bacon em cubos
1 kg de maçãs – pode ser qualquer uma, usei fugi
1 limão
1/3 xícara de açúcar mascavo
3 colheres sopa de amido de milho
1/2 colher chá de canela em pó
1 pitada de sal

Misture em uma tigelinha o açúcar mascavo, o amido de milho, a canela e o sal, e reserve.
Espalhe o bacon em uma panela, sem gordura nenhuma, e deixe em fogo baixo para que ele frite na própria gordura. Não precisa deixar ele crocante, assim que estiver começando a dourar desligue o fogo e retire o bacon. Deixe a gordura na panela.

Descasque e pique em cubos todas as maçãs. A medida que for picando transfira para a panela onde fritou o bacon. Ligue o fogo novamente e apenas esquente as maçãs ali, você pode dourar algumas mas não deixe que cozinhem. Desligue o fogo e regue as maçãs com o sumo do limão. Junte a mistura de açúcar e misture até que todas as maçãs estejam cobertas, então misture o bacon também.

Montagem:
1 ovo
açúcar cristal

Retire um dos pacotes da geladeira e abra em uma superfície enfarinhada, formando um disco de cerca de 30cm. Transfira para uma forma redonda de 22cm e aperte muito bem a massa no fundo e nas laterais da forma. Corte o excesso de massa que tiver, mas deixe uma borda de pelo menos 2cm pra fora da borda.

Recheie com a mistura de maçãs, mas pegue apenas as maçãs e o bacon. Não coloque na torta nada do líquido que terá se formado. Cubra com um plástico e leve a torta para a geladeira enquanto faz a cobertura.

Abra o segundo pacote de massa em uma bancada enfarinhada e corte a “tampa” como preferir. Eu cortei várias tiras que trancei sobre a torta; você pode fazer o desenho que preferir, ou fazer uma “tampa” simples, apenas cortando um círculo inteiro. Retire a torta da geladeira e tampe, lembrando de apertar bem toda a borda para juntar a parte de baixo da massa com a tampa. Tenha cuidado para que o vapor tenha por onde sair, se for trançar tiras deixe um espaço entre elas; se for usar um círculo inteiro faça pequenos cortes (uns 3) no centro dele.

Cubra a torta novamente com o plástico e deixe no congelador por 1 hora*. Ligue o forno a 180C para aquecer, e na hora de assar coloque uma assadeira maior que a torta na grade de baixo do forno. Retire a torta do congelador, pincele com 1 ovo batido, polvilhe açúcar cristal sobre ela e leve para assar até que doure.

O ideal é esperar pelo menos umas 2-3 horas antes de cortar para que o recheio não esteja mais líquido.

*você pode congelar essa torta por até 3 meses, mas nesse caso não tampe de qualquer jeito, tenha certeza de que a embalagem está vedada.

——————————
Em 2015: Bolo de menta com chocolate
Em 2016: Gin Tônica