Crepes de beterraba com recheio vegetariano

Crepes de beterraba vibrantes e fininhos com recheio vegetariano leve e fácil de fazer. O almoço, lanche ou jantar tá garantido com pouco trabalho envolvido!

crepes de beterraba

E hoje não tem receita original de onde eu tirei a do post. Na verdade esses crepes foram inspirados em tapiocas coloridas que eu vi no instagram da @neiderigo. Fiquei pensando em panquecas no lugar das tapiocas, pura e simplesmente porque acho a massa mais gostosa. E de panquecas coloridas para crepes de beterraba foi um pulo, pelo menos da minha cabeça…

Depois de uns testes consegui aprender duas coisas principais pra conseguir crepes fininhos e bem coloridos: textura da massa e tempo de fogo. Não adianta querer fazer um crepe bem fininho com uma massa muito espessa. E por isso a receita abaixo pede tão pouca farinha. E segundo que não adianta fazer uma massa super colorida e deixar ela ficar marrom no fogo. Então não cozinhar a massa demais é o segredo. E isso se consegue com fogo baixo, paciência e deixando as duas primeiras mais feiosas mesmo. Mas essa é a regra universal: a primeira panqueca é sempre a mais feia, e isso vale para crepes de beterraba também.

Com a massa pronta, fui pro recheio. Eu queria algo que lembrasse a textura da salada havaiana da minha infância, mas mais leve. E entre testes e provas acabei chegando no recheio que está abaixo, com base de ricota e cenoura. Mas a verdade é que eles ficam bons com tudo quanto é recheio! Provei até com cottage e mel e ficou bom…

Últimas duas dicas:
-não se preocupe em seguir as medidas todas exatamente. Essa receita perdoa muito bem pequenas mudanças, então fique a vontade.
– os crepes não recheados se comportaram muito bem dormindo de um dia pro outro empilhados em um prato dentro do forno (desligado claro). E também se mostraram ótimos lanches para fomes fora de hora. Fazer a massa com antecedência, ou não rechear todos, são boas ideias.

crepes de beterraba

Crepes de Beterraba

1 beterraba grande
1 1/2 xícara de água
1 colher chá de sal
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo

Descasque a beterraba, pique em pequenos pedaços e bata no liquidificador junto com a água até não ficar nenhum pedaço grande. Em uma vasilha misture a farinha com o sal, acrescente os ovos e comece a misturar. Vá adicionando a mistura de beterraba e misturando até que a massa fique bem líquida, bem rosa e homogênea. Em uma frigideira apenas untada, frite pequenas porções de massa, fazendo discos bem fininhos. Se quiser manter a cor bonita e vibrante não deixe que a massa doure demais porque ela tende a ficar marrom.

Recheio

100g de ricota
1 cenoura ralada
100g de ervilha
1 lata de milho
1/3 xícara de maionese
raspas e suco de 1 limão grande
sal a gosto

Desfie a ricota com um garfo e misture com o restante dos ingredientes. Prove e acerte o sal e o limão  conforme o seu gosto. Deixe na geladeira até o momento de rechear os crepes de beterraba.

——————————
Em 2014: Bala de caramelo
Em 2015: Biscoito de polvilho