Ovos no vapor de um jeito bem diferente

Ovos no vapor são muito mais sobre um pudim salgado do que sobre ovos cozidos no vapor e não na água. E eles vem de longe…

ovos no vapor

A receita é chinesa, mas eu vi pela primeira vez num vídeo do Bon Appétit, sobre 59 maneiras de preparar ovos. O nome que eles usam em inglês é Steamed Eggs, o que pode ser traduzido como ovos cozidos no vapor. Quando fui procurar pelo nome original encontrei esse: 蒸鸡蛋. O google traduz como ovo cozido no vapor e eu resolvi acreditar já que não sei nada da língua.

Enfim, independente do nome a ideia é usar uma panela de cozinhar a vapor para preparar uma espécie de pudim feito basicamente de ovos e caldo. Eu falo pudim porque a consistência é bem parecida. Dá pra fazer mais cremoso ou mais firme dependendo da quantidade de caldo que você coloca. E dá pra brincar bastante com o sabor dependendo do caldo que você resolver usar.

É uma receita bem simples e com inúmeras variações; ideal pra quem mora só e já cansou do ovo mexido de sempre. O molho de soja e a cebolinha parecem ser os acompanhamentos mais comuns, mas você sempre pode acrescentar o que preferir… E antes de partir logo pra receita deixo duas dicas:
– não tente apressar aumentando o fogo, principalmente se você é da turma do pudim sem furinhos. Quanto mais baixinho o fogo mais sedoso o resultado final.
-evite apenas acrescentar temperos em pó aos ovos pois eles vão acumular na superfície. Se for o caso prepare um caldo com água quente e os temperos, filtre e use.

ovos no vapor

Ovos no Vapor – original aqui

2 ovos
1 pitada de sal
1/2 xícara de caldo*
Molho de soja e cebolinha para servir

*O caldo pode ser caldo de carne, de vegetais ou apenas água com temperos. Apenas lembre de coar bem, e retirar toda gordura e colágeno no caso dos caldos caseiros.

Prepare uma panela para cozinhar no vapor. Se não tiver uma, é só encher uma panela grande com cerca de 3 dedos de água; coloque uma tigela dentro, de cabeça pra baixo, mais alta do que a água. Tampe e leve ao fogo médio até começar a ter vapor.

Bata os ovos com o caldo e o sal. Passe essa mistura por uma peneira e transfira para um ramekin, ou qualquer tigelinha onde quiser servir. Cubra com um pedaço de papel alumínio (ou a tampa se for usar uma panelinha como a minha), cuidando para tampar bem.

Coloque a tigelinha tampada dentro da panela de vapor, sobre a grade ou sobre a tigela que você colocou de cabeça pra baixo. Baixe o fogo para o mínimo e tampe a panela. Conte 10min e desligue. Conte mais 5 minutos e só então retire da panela. Retire o papel alumínio, acrescente uma colherada pequena de molho de soja e um punhado de cebolinhas e sirva em seguida.

—————————–
Em 2014: Apple Fritters
Em 2015: Pain au levain – primeira tentativa
Em 2016: Suco de Cenoura docinho