Bolinhos de Gergelim sorridentes

Bolinhos de gergelim sorridentes são bolinhos fritos, cobertos com gergelim e que abrem uma rachadura, como um sorriso, na hora da fritura.

chinese laughing balls

Certo, esses bolinhos vieram do China Sichuan Food, site que tem me apresentado muitas receitas interessantes como os Ovos no Vapor, o La Tiao (macarrão puxado com as mãos) e o Youtiao, que parece um crostoli. E lá a Elaine conta que esses bolinhos de gergelim são muito comuns nas celebrações de ano novo. E que isso faz sentido por conta do formato redondinho.

Esse formato é ligado tanto a perfeição quanto a ligação de uma família unida. Ambas coisas celebradas na passagem do ano. E o gergelim tem simbolismos ligados a boa sorte e boa saúde, coisas que a gente sempre deseja pro ano novo né? Tanto que tem outra receita, chamada de Jian Dui (煎堆), que também é uma bola frita de gergelim, mas que é uma receita completamente diferente.

O Jian Dui tem uma massa feita de arroz glutinoso, é recheado e infla como um balão quando frito. Já os bolinhos de gergelim de hoje tem uma massa mais tipo pãozinho, que infla de um jeito diferente, causando uma rachadura ao longo de todo o bolinho. O que explica o nome deles. Em inglês eles são chamados de Chinese Laughing Balls, ou bolas sorridentes chinesas. E na China o nome é 开口笑 (lê Kāikǒu xiào), que o tradutor do google me garante que significa “sorriso”. E eu acredito que seja algo nessa área de sentido se não for exatamente isso.

bolinhos de gergelim

Tá, trazendo para referências mais próximas da gente: é tipo um bolinho de chuva, mais firme, todo coberto com gergelim. Talvez eu devesse ter começado o texto com essa chamada. A massa tem ingredientes muito parecidos mesmo com o nosso bolinho de chuva, mas fica firme a ponto de ser sovada. Isso também ajuda a evitar bolinhos crus depois de fritos, mas ainda assim é bom prestar atenção e desligar a panela quando o óleo esquentar demais.

E indo pra parte de dicas e alterações na receita…

A receita original fala pra dissolver o açúcar na água antes de misturar tudo. Eu simplesmente esqueci essa parte e os bolinhos deram certo, então deixei a receita abaixo igual eu fiz. A mudança mais visível ficou por conta do gergelim. Deu vontade de fazer e só tinha gergelim preto e um restinho do claro em casa. Fui pesquisar pra ver se tinha problema e achei algumas versões que misturam os dois. Resolvi fazer com o gergelim preto (e o restinho do outro) e achei que ficou bem simpático, além de gostoso. Então fica o registro de que só o gergelim claro é mais comum, mas ambos dão certo.

(quase)Por último, pesquisando o gergelim achei esse vídeo da Amy fazendo a versão dela. E foi com ela que aprendi a história de deixar o gergelim de molho antes pra que ele não queime na gordura. No China Sichuan Food a instrução é pincelar água na bolinha de massa e cobrir com o gergelim. Achei que o jeito da Amy faz mais bagunça mas é mais eficaz, e por isso fiz assim.

Por último, de verdade agora: não tem problema modelar tudo, cobrir tudo e só então começar a fritar. Achei mais tranquilo fazer assim do que ir modelando e fritando ao mesmo tempo.

bolinhos de gergelim

 

sesame balls

Bolinhos de Gergelim

Ingredientes
  

  • 3/4 xícara gergelim
  • 1 xícara água
  • 2 1/2 xícaras farinha de trigo
  • 1 1/2 colher chá fermento químico
  • 1 pitada sal
  • 3/4 xícara açúcar
  • 50 ml água morna
  • 2 colheres sopa óleo vegetal
  • 1 ovo
  • óleo para fritar

Instruções
 

  • Junte o gergelim com a xícara de água e deixe de molho enquanto prepara a massa.
  • Misture a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Junte o ovo, o óleo e a água e misture tudo até conseguir uma massa homogênea. Sove apenas até a massa ficar lisa.
  • Faça um cordão com a massa e divida em 40 pedaços. Eu achei mais fácil cortar em 4 partes e então cada parte em 10. Faça bolinhas com cada pedaço.
  • Escorra a água onde o gergelim ficou de molho, e passe as bolinhas de massa pelo gergelim para serem totalmente cobertas. Depois de cobrir cada bolinha, boleie novamente nas mãos para grudar as sementes na massa.
  • Aqueça uma panela com óleo e frite as bolinhas até que fiquem douradas. Para um resultado mais crocante (na hora) deixe os bolinhos escorrendo em uma peneira de metal ou em papel toalha. Sirva ainda morninho.

—————————
Em 2016: Pão de Cebola
Em 2018: Pavlova com Creme Mocha