Sálvia Sour, um drink e uma fórmula

Sálvia Sour, um drink leve, bem aromático e que serve como ótimo exemplo de como dá pra criar drinks diferentes com apenas uma fórmula simples.

sálvia sour

Então comecemos pela tal fórmula: birita + doce + ácido + sabor. Esses são 4 pilares que resultam num drink que não é simples demais nem cheio de coisas demais. Isso não quer dizer que precisem ser necessariamente 4 ingredientes. Se você adiciona grenadine, que é um xarope de romã, você já está colocando doce e sabor no drink. Mas ainda assim, eu gosto de pensar nesses 4 pontos quando vou inventar alguma coisa pra beber.

Isso quer dizer que todos os drinks precisam ter esses aspectos? Não. Isso quer dizer que não dá pra colocar mais de um sabor ou de uma birita no drink? Não. Isso quer dizer apenas que se você não sabe por onde começar, seguir essa fórmula pode ser um bom primeiro passo. E foi o que eu fiz nesse Sálvia Sour. Acompanha: birita (rum) + doce (açúcar) + ácido (limão)+ sabor (folhas de sálvia). O doce poderia ser um xarope simples ou um licor. A birita poderia ser qualquer bebida de sabor mais suave. O ácido poderia ser maracujá, ou abacaxi ou outra coisa. E o sabor poderia ser um chá ou outra erva. E aí seriam outros drinks completamente diferentes! E aí que está a graça.

Agora a graça desse Sálvia Sour? Um quinto ingrediente! Eu usei clara de ovo para dar essa textura espumosa e suavizar um pouco todos os sabores. Pra quem já torceu o nariz pro gosto de ovo: relaxem, não fica nem um pouco de sabor da clara. Pra quem implicou com a textura: na hora de bater na coqueteleira ela vira uma espuma leve que parece mais um suspiro. Pra quem não gosta da ideia da clara crua: pois é, a única opção que eu conheço é clara pasteurizada, mas eu nunca consegui comprar para experimentar nos drinks e ver o resultado. E pra quem não consome ovos de jeito nenhum: já ouvi falar em aquafaba para esse uso, mas ainda não experimentei também.

Se alguém aí já usa, tanto a clara pasteurizada quanto a aquafaba, nos seus drinks, por favor me conta: como que rola essa substituição??

Sálvia Sour

8 folha de sálvia
1 dose de açúcar
1/2 dose de limão
2 doses de rum branco
1/2 clara
gelo

Em uma coqueteleira macere as folhas junto do açúcar até destruir as folhas. Acrescente o limão e misture bem para hidratar o açúcar. Finalmente junte o rum, a clara e algumas pedras de gelo e bata até tudo ficar bem gelado e a clara formar uma espuma. Coe o drink em uma taça rasa e enfeite com uma folha de sálvia antes de servir.

—————————
Em 2017: Bolo de pêssegos em calda