Bolo invertido de Abacaxi

Bolo invertido de abacaxi, daqueles que revelam uma bonita surpresa quando desenformados, que dão medo na hora de fazer e que ficam uma delícia depois de prontos…

bolo invertido de abacaxi

Ou pelo menos esse foi mais ou menos o meu processo com essa receita. É que essa é a quarta vez que eu tento fazer um bolo invertido de abacaxi. As duas primeiras vezes eu tentei com receitas de outras pessoas, e foram desastres totais. De caramelo queimado a abacaxi desmanchando, em nenhum dos dois casos eu posso dizer que alguma coisa deu certo. Na terceira tentativa eu fiz uma mistureba de receitas com as anteriores e um bolo invertido que já fiz por aqui, e deu errado de novo. E finalmente, resolvi fazer a receita da minha cabeça mesmo e essa foi a quarta tentativa, a tentativa dessa foto, a que deu certo!

E o resultado foi um bolo bem úmido, nem doce demais nem sem graça, com pedaços macios de abacaxi e um leve sabor e aroma de caramelo na cobertura. E sem muita bagunça na cozinha, nem muita trabalheira pra fazer. E pra facilitar mais ainda, sem precisar de termômetro pro caramelo da calda. Usei o abacaxi em natura, porque quando tentei o em calda o resultado foi uma textura bem ruim e um bolo muito doce. Já dourei o açúcar antes de montar o bolo, porquê quando tentei só colocando o açúcar no fundo da forma o trem nem desenformou. E finalmente, a massa do bolo.

Eu escolhi um bolo simples, sem outros sabores; e do tipo só mistura tudo e pronto. Você pode substituir por um bolo amanteigado se preferir. E pode trocar o leite por leite de coco se quiser, é uma combinação gostosa e vai dar certo também. Última dica? Se tiver uma forma de silicone ela facilita muito a vida! E se não confiar que a sua forma vai soltar do bolo só untando, é só colocar um disco de papel manteiga untado, dos dois lados, no fundo dela.

Bolo invertido de Abacaxi

1 xícara de açúcar para a calda
1/2 xícara de água
1 abacaxi
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar refinado
1 colher sopa de fermento em pó
1/2 xícara de óleo
4 ovos
1 1/4 xícara de leite

Descasque o abacaxi, fatie em fatias de cerca de 1cm e retire o miolo. Para facilitar o encaixe dos pedaços eu partir cada fatia em 8 partes, mas isso é opcional.
Leve o açúcar para uma panela junto com a água e cozinhe em fogo baixo, mexendo delicadamente e o mínimo possível. Quando a calda ficar dourada e com bolhas grandes, desligue o fogo e transfira para uma forma redonda de cerca de 26cm de diâmetro, untada. Se a calda estiver bem grossa use uma colher para espalha-la por todo o fundo da forma. Espere uns 5 minutos para a calda amornar um pouco e cubra com os pedaços de abacaxi. E reserve.
Em uma tigela misture a farinha com o açúcar e o fermento. Adicione os ovos e o óleo e misture bem. Finalmente adicione o leite e misture apenas até a massa ficar homogênea. Transfira a massa para a forma com o abacaxi e leve para o forno, aquecido a 200C, até que asse completamente e doure. Desenforme ainda morno.

——————————
Em 2015: Brownie de caneca
Em 2016: Mojito de cerveja