Batida de Chocolate Branco pro #cozinhadepascoa

Batida de chocolate branco pra lembrar das batidas alcoólicas de antigamente e ainda celebrar a época onde a gente mais quer chocolate!

batida de chocolate branco

A ideia era bem simples, um drink fácil e que usasse chocolate. Como já teve muito cocktail com chocolate meio amargo por aqui resolvi que tinha que ser com chocolate branco ainda por cima. E a coisa foi nascendo aos poucos: o leite não compete com o chocolate mas transforma ele num meio mais fácil de misturar com as bebidas. A vodka é o birita com sabor mais neutro que eu conheço, então não chama mais atenção que o chocolate. E por fim a albumina.

A ideia é apenas um pouco de espumar para dar a noção da cremosidade do chocolate branco. Normalmente eu usaria uma clara de ovo, mas ando brincando com a albumina nos drinks. Você pode usar conforme a receita abaixo, substituir por 1 clara crua, ou simplesmente pular esse passo. Sem esse ingrediente o drink fica menos espumoso mas continua uma delícia. Pra quem se interessou mas nunca mexeu com a albumina: eu comprei numa loja tipo empório, dessas que vende grãos, nozes e farináceos a granel.

Em 2022 gravamos um vídeo com o passo a passo de outra versão dessa batida. Dessa vez usando uma clara e cachaça no lugar da vodka. Outra mudança foi a apresentação em um copo baixo e com mais raspas. A grande diferença foi o sabor da cachaça, muito mais presente no drink do que o da vodka. A foto abaixo é do dia da gravação. O vídeo está na nossa playlist de shorts do youtube.

Batida de Chocolate Branco

Batida de Chocolate Branco

serve duas taças

100ml de leite
4 doses de vodka
4 colheres chá de albumina em pó*
4 colheres chá de água*
50g de chocolate branco picado
raspas de chocolate branco para servir

*opcionais

Aqueça a água apenas para amornar, ela deve estar quase fria; misture a albumina com a água usando um garfo até que ela dissolva e comece a esfriar.

Junte o chocolate com o leite e leve ao fogo baixo até o chocolate derreter. Em uma coqueteleira cheia de gelo bata metade da mistura de chocolate com metade da vodka. Quando a mistura estiver fria acrescente metade da albumina e bata novamente por pelo menos 30seg. Coe a mistura em uma taça e repita o procedimento com o restante dos ingredientes. Sirva as taças com raspas de chocolate branco.

——————————
Em 2017: Colomba Pascal
Em 2019: Cenouras de leite ninho