Bolo Crepe de Brigadeiro bem fácil

Bolo crepe de brigadeiro bem fácil de montar e que pode ser feito com poucos ingredientes. E que dá pra ser servido sem empilhar tudo e continua gostoso!

crepe de brigadeiro

Aqui no Cozinha já apareceu um bolo crepe prestígio, muito tempo atrás… E naquele post eu prometi mais versões. Só que essa versão bolo crepe de brigadeiro é a única que veio depois. E ficou tão gostoso que eu vou refazer a promessa: mais bolos crepe virão. De preferência com receitas que usem poucos ingredientes pra facilitar…

Então, focando nessa versão: a receita é bem simples na verdade. A massa é uma massa simples de crepe que teve um pouco da farinha e do açúcar trocada por chocolate em pó. Dá pra usar cacau e o cálculo da substituições é bem simples: metade da medida do chocolate vira cacau e a outra metade vira açúcar e pronto. Inclusive, dá pra fazer essa mistura em grandes quantidades e deixar pronta pra quando quiser cozinhar, ou fazer um chocolate quente por exemplo.

crepe de brigadeiro

Já o brigadeiro é ligeiramente diferente da receita tradicional. Como é feito com chocolate em barra e creme de leite ele acaba ficando mais rico. Não vou chamar de brigadeiro gourmet, mas é bem parecido com uns que a gente encontra por aí com esse nome. A ideia é que ele possa ficar mais tempo cozinhando, pra ficar firme e aguentar ser empilhado, mas ainda assim fique macio e não acabe ficando puxento. É claro que dá pra adaptar pra receita de brigadeiro, ou ganache, que você preferir.

E por fim, eu enfeitei com chantilly batido, coisa rara de encontrar por aqui. Mas esse bolo pode ser finalizado com mais brigadeiro ou com uma calda de chocolate se você preferir. Aqui no Cozinha tem uma que é curinga e bem fácil que eu sempre indico pra esse tipo de coisa, o link é esse. Acho que é isso. Eu realmente pretendo fazer outras versões desse bolo crepe, então se quiser deixar uma sugestão de sabores nos comentários eu vou adorar!

Bolo Crepe de Brigadeiro

1 lata de leite condensado (395g)
100g de chocolate meio amargo picado
25g de manteiga
100g de creme de leite – caixa ou fresco
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
1/2 xícara de chocolate em pó 50%
1/4 xícara de açúcar
4 ovos

Junte o leite condensado, a manteiga, o creme de leite e o chocolate picado em uma panela. Leve ao fogo baixo, mexendo constantemente, até que cozinhe e comece a soltar da panela. Transfira para outra vasilha e deixe na geladeira enquanto prepara os crepes.

Em uma vasilha bata os ovos até ficarem homogêneos. Junte o leite e bata novamente até que comece a espumar. Em outra vasilha junte os demais ingredientes secos e misture bem. Adicione a mistura seca aos ovos batidos e misture bem até a massa ficar homogênea. Leve essa massa pra geladeira e deixe descansar por 30min.

Aqueça uma frigideira em fogo baixo, unte com óleo e espalhe cerca de 1/4 de xícara de massa nela. Essa quantidade é pra crepes de cerca de 15cm, mas dá pra fazer de qualquer tamanho. Quando a massa secar na parte de cima vire o crepe e deixe dourar o outro lado. Deixe descansando em um prato e repita essa operação com o restante da massa.

Para empilhar o bolo prepare dois pratos: um para passar o brigadeiro no crepe e outro para ir empilhando os crepes. Passe uma colherada de brigadeiro em cada crepe, usando o próprio brigadeiro para ajustar pequenas diferenças na espessura dos crepes. Depois de empilhar todos eles coloque o último crepe sem passar brigadeiro nele. Leve para a geladeira para firmar. Antes de servir enfeite com chantilly batido, uma calda de chocolate ou o próprio brigadeiro usado no recheio.

——————————
Em 2015: Biscoito de Nutella
Em 2016: Vodka Ginger Twist
Em 2019: Cupcake de Chocolate