Bolo de Coco com Merengue

Bolo de coco com merengue, ou melhor, um bolo de coco super úmido coberto por uma camada generosa de suspiro. E mais alguns detalhes pra deixar tudo ainda mais delicioso!

bolo de coco com merengue

Essa receita pode ser considera uma espécie de dois em um. Porque se tudo que você quiser for um bolo de coco bem levinho, é só parar na metade do caminho e o resultado vai ser esse. Um bolo amanteigado, de textura muito leve, com sabor suave de coco.

Mas se você quiser a sobremesa completa é só seguir a receita toda e o resultado vai ser completamente diferente: um bolo de coco muito úmido, como se tivesse sido encharcado em calda, coberto por uma espécie de pavlova, com uma casquinha crocante e um interior leve como uma nuvem.

Aqui eu preciso abrir um parênteses: suspiros são complicados pra muita gente, pavlovas as vezes conseguem ser mais complicadas ainda. Então se você tem algum truque específico que você faz pra garantir que esse tipo de receita dê certo e isso vai contra ao que está escrito na receita abaixo… então talvez você devesse sim seguir o seu truque e não a receita. Eu digo isso porque pequenas variações no forno, na temperatura ambiente, na umidade do dia, e mais um mundo de coisas podem influenciar um suspiro. E por favor não leve isso como uma forma de te desanimar a fazer.

Olha as fotos do meu, claramente não foi a melhor pavlova que eu já fiz. Mas ainda assim tivemos uma sobremesa deliciosa pra saborear. A minha intenção é sempre lembrar que cada cozinha é única e os resultados variam sim, e que tá tudo bem. E que por isso mesmo a sua experiência pode ser diferente da minha. E claro, se você tem algum truque imbatível pra suspiros/pavlovas perfeitos eu adoraria saber!

Parênteses fechado; coco com merengue é uma combinação bem delicada. Então eu só finalizei com alguns pedacinhos de manga e umas folhinhas de hortelã. Pra mim foi o suficiente pra complementar o bolo sem aparecer mais que ele. Mas se você preferir uma cobertura mais presente, a receita original sugere um purê de manga, que é apenas a fruta processada, servido junto com fatias da fruta.

bolo de coco com merengue

Bolo de Coco com Merengue – original aqui

1 xícara de açúcar
120g de manteiga
1 pitada de sal
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
2 1/4 colher chá de fermento em pó
3/4 xícara de coco ralado
250ml de leite de coco

Prepare uma forma redonda de 20cm com fundo (ou laterais) removível: unte a forma, forre o fundo e as laterais com papel manteiga e unte o papel manteiga.
Em uma vasilha junte a manteiga com o açúcar e o sal e bata até conseguir um creme homogêneo. Junte os ovos, um de cada vez e batendo a cada adição. Então misture o fermento com a farinha e adicione um pouco dessa mistura no creme de manteiga. Bata até incorporar e acrescente um pouco do leite de coco. Bata novamente e acrescente um pouco da farinha. Vá intercalando as adições até todos os ingredientes estarem totalmente incorporados em uma massa homogênea.
Transfira a massa para a forma preparada e leve para assar em forno aquecido a 200C até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe amornar antes de continuar.

4 claras
1 xícara de açúcar refinado
1 colher chá de vinagre
1 colher chá de amido de milho

Bata as claras até elas começarem a formar picos moles. Continue batendo e vá adicionando o açúcar, uma colherada de cada vez. Quando todo o açúcar estiver no merengue e os picos estiverem se formando, junte o vinagre e o amido e bata até ficar firme. Cubra o bolo com esse merengue e volte para o forno, agora a 160C até o suspiro assar.
Se o seu forno não ficar numa temperatura tão baixa: deixe na temperatura mais baixa e a porta entreaberta com a ajuda de uma colher de pau.

Manga em cubinhos
Folhas de hortelã

Espere o bolo e o suspiro esfriarem antes de passar uma faca por toda a lateral da forma para soltar o suspiro do papel. Desenforme e finalize com os cubinhos de manga e as folhas de hortelã. Sirva em seguida.

Esse bolo dura bem na geladeira, mas o suspiro perde um pouco da textura dele de uma dia pro outro. Então faça no dia de servir. Ele também fica uma delícia servido ainda morno.

——————————
Em 2015: Bolo de Menta com Chocolate
Em 2016: Gin Tônica
Em 2019: Torta de Maçã com Bacon (e queijo)